Moqueca vegana
O prato do dia traz uma grande discussão quanto a sua origem, há relatos de que ele nasceu do hábito indígena de cozinhar peixes sobre brasa chamado-o de “pokeka”. Logo, a receita ganhou dendê e leite de coco na panela africana. Não satisfeitos, os portugueses adicionaram ainda, o tomate, a cebola e o pimentão.
No livro, História da Alimentação do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, o prato vem descrito como pokeka destacando para o preparo que os índios assavam envolto em folhas. Assim como a palavra, que significava “fazer embrulho”, o prato foi se transformando aos poucos, assumindo o jeito de cozinhar de cada lugar, por isso encontramos Moquecas Capixabas (que não usam azeite de dendê e nem leite de coco) e a Moqueca Baiana (que usa dendê e leite de coco). Para a #segundasemcarne tiramos os peixes e cozinhamos uma moqueca 100% vegana que leva na mistura, banana da terra, palmito pupunha e abóbora, esperamos que nossa receita seja aceita (rs), pois gostosa ela está.
Moqueca vegana de banana da terra
Ingredientes:
2 unid. de bananas da terra
1 cebola branca média
2 xícaras de abóbora
1 xícara de palmito pupunha em reserva
1 xícara de tomate cereja
1 tomate médio
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
3 dentes de alho
200ml de leite de coco
1 e ½ de azeite de dendê
Salsinha ou coentro fresco
Azeite de oliva
Pimenta do reino
Sal
Modo de preparo:
Corte o tomate, a cebola e os pimentões em rodelas e reserve. Corte as bananas na diagonal conforme a foto e pique o alho bem picadinho. (Reserve)
Em uma panela de pedra (ou ferro) disponha um fio de azeite e adicione as rodelas de cebola e os dentes de alho, acomode a abóbora cortada em cubos médios e acrescente o pimentão vermelho. Tempere com a pimenta do reino moída na hora e volte a intercalar os ingredientes. Adicione a banana, os pimentões amarelos e o tomate com um copo de água. Tempere e deixe cozinhar entre 15 e 20 minutos.
Quando os ingredientes apresentarem uma consistência macia acrescente o dendê e o leite de coco com ½ copo de água e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente o palmito e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Finalize com os tomates cereja e salsinha (ou coentro). Sirva com farofa e arroz branco.