Bolinho de arroz de vó

Bolinho de arroz de vó

Comida de casa de vó, daquelas que trazem um pouquinho da nossa infância. Comida com memória gustativa das boas. Não sei como foi a infância de vocês, mas na minha casa sempre rolava um bolinho de arroz para aproveitar o arroz “dormido”. Além de ser uma receita deliciosa e bem simples ela é uma ótima opção para evitar o desperdício dentro da cozinha. Use da sua criatividade e acrescente talos e pedaços de legumes na massa, tenho certeza que ficará tão delicioso quanto a receita do dia. O segredo para o bolinho perfeito está no amor que colocamos nele e nas técnicas que a gente nunca deve esquecer: triture 1 xícara antes e a gordura nunca, nunca deve estar muito quente –  caso isso aconteça, os bolinhos começam a desmanchar na fritura.

 

Bolinho de Arroz

Bolinho de Arroz | Foto Ingrediente da Vez

Ingredientes:
3 xícaras de arroz já cozido
1 cebola branca
2 dentes de alho
2 ovos
¾ de xícara de parmesão ralado
¾ de xícara de linguiça calabresa
¾ de xícara de leite
½ colher de fermento biológico
3 colheres de farinha de trigo
Manjericão ou salsa fresca
Sal e pimenta-do-reino
Óleo para fritar por imersão

Modo de preparo:
No multiprocessador de alimentos ou liquidificador, triture 1 xícara e ½ do arroz com os seguintes ingredientes: cebola, alho, erva fresca *usei manjericão e reserve. Em uma tigela misture os arrozes e acrescente os ovos, a linguiça calabresa ralada, o queijo ralado, o sal e a pimenta a gosto e a farinha. Misture até obter uma massa. Acrescente aos poucos o leite até a mistura apresentar liga que dê para você preparar quenelles.

Massa bolinho de arroz

Quenelles de Bolinho de Arroz

Aqueça o óleo e frite por imersão. O segredo para o bolinho cozinhar por dentro e ficar dourado por fora é estar totalmente imerso na gordura. Frite e acomode os bolinhos em um papel toalha para retirar o excesso de óleo. Sirva com molhos, pimentas e geleias ao seu gosto.

*Vou investir em mais queijo na próxima receita quero deixar eles mais puxadinhos 🙂

Bolinho de Arroz | Foto Ingrediente da Vez