Tendências | O que esperar da gastronomia em 2018
Restaurantes focados em um único ingrediente, alimentação saudável, culinária asiática e tecnologia na cozinha são algumas das tendências esperadas para a gastronomia em 2018. Relatório divulgado pela empresa americana de consultoria de alimentos Baum + Whiteman revela que estamos cada dia mais preocupados com nossa alimentação. #ingredientedavez
A boa nova será a Plant-based Diet uma dieta com base em alimentos em sua forma natural, vegetais e frutas não refinados e minimamente processados. Seguindo a tendência de 2017 – em que o vegetarianismo e veganismo iam ganhar mais adeptos, os seguidores da nova dieta reforça essa tendência e o consumo de alimentos não derivados de animais. Ela será composta por vegetais, leguminosas e frutas in natura e preferencialmente orgânicos. Dados do relatório aponta a redução do consumo de carne e o aumento de buscas por produtos veganos no Google como importantes indicadores.#ingredientedavez
A cozinha que estará na moda será inspirada em culinárias como a das Filipinas (destacando a cultura de imigrantes – que produzem pratos perfumados e picantes), da Indiana em uma versão mais casual – dando destaque para a cozinha de rua que vai além do famoso Curry e da Coreana. A culinária birmanesa, e sua mistura de sabores chineses, laosianos, indianos e tailandeses, tem o poder de atrair uma variedade de paladares. Prevejo que essa cozinha estará empurrando 2018 para frente.#ingredientedavez
Pratos como ou lámen seguem firmes trazendo uma pegada para pratos quase sem caldo conhecidos como Mazemen (massa com toppings secos que podem conter ovos, bacon, ricota, salmão curado e até tahini.
O abacate continua firme e forte nos menus e ganhará um companheiro forte o tal do Jianbing (crepe servido com molho hoisin e chili rico em umami. Ele virá acompanhado de ovos, vegetais em conserva em vinagre e ervas, salsinha e bacon.
Os cafés que tiveram seu grande momento em 2017 e permanece em destaque com um toque especial, além dos tradicionais cafés, o uso de ervas e especiarias no preparo da bebida estará em alta. Cafés no estilo chai em camadas com sabores de canela, laranja e cravo vão conquistar os paladares em 2018. As infusões também estarão em altas – o movimento de preparar sua própria infusão vai conquistar e render aromas e sabores incríveis.#ingredientedavez
Fermentação lenta para a produção de pães e pizzas é uma das tendências que se iniciaram em meados de 2017 e vai seguir em 2018 com tudo – afinal, quem resiste um bom pãozinho artesanal fresco? Restaurantes especializados em um único produto também será tendência. Espaços especializados em queijos, bacon e carnes únicas com menu degustação de nove pratos e até de um só será a febre do momento.
Tecnologia para os serviços de delivery terá destaque para favorecer o crescimento da cadeia de entregas. O relatório aponta para o aumento de restaurantes que não aceitam mais dinheiro, mas apenas pagamentos via aplicativos, com smartphones fazendo desde o pedido do prato, através do escaneamento do código de barra no cardápio, até o pagamento. A negociação através do reconhecimento facial também ganha espaço. A rede KFC tem uma loja na China, onde os clientes já realizam os pedidos utilizando a ferramenta. Exemplo de aplicação destas tecnologias é a Cervejaria Sátira que instalou em sua growler station cartões recarregáveis para o autoatendimento e aceita criptomoedas como pagamento.
Restaurantes temporários com início e fim definidos para atender demandas específicas ou para testes de conceitos também estarão em alta. Alguns mais intimistas que visam o bem-estar e a experiência dos clientes estarão super em alta. #ingredientedavez
Resumidamente, a gastronomia segue em expansão atendendo as demandas de consumo mais consciente, buscando a valorização do que colocamos no prato e o respeito pelas culturas alimentares. Nos últimos anos, os processos que envolvem a gastronomia ficaram mais maduro, o mercado não aceita mais aventuras sem técnica, conhecimento e conceito. Toda cadeia está investindo mais e melhor na comunicação, um salão vazio não é sinal de comida ruim. A gastronomia está ganhando cada vez mais espaço, estaremos de olho e torcendo pelas boas novas.
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