Ingrediente da Vez | Erva-doce
Anis verde, erva-doce ou funcho, o Ingrediente da Vez é da família das Apiaceae que engloba também o aipo e a cenoura. Rico em aromas, vale destacar que a verdura conta com nutrientes essenciais para o nosso corpo. Ela é fonte de minerais e vitaminas como a pró-vitamina A, vitamina C e vitamina B9 (ou ácido fólico).
De origem asiática, a planta é muito utilizada pela sabedoria popular por conta de seus efeitos terapêuticos. Através de seus chás e do óleo essencial que suas sementes guardam é possível tratar alguns males. Por possuir propriedades alcalinizantes, a erva age como expectorante, estimulante da digestão e também é diurética.
Na cozinha
Suas fibras são geralmente leves. Quando cozida, sua textura torna-se cremosa e suave, vale experimentar em pratos com carne suína ou até mesmo grelhadas. Os grãos fazem parte das “4 sementes quentes” como o cominho, o endro e o coentro. Possui propriedades digestivas e é recomendável para auxiliar na digestão e aliviar dores de estômago.
Na hora da compra escolha sempre os bulbos bem brancos, sem manchas marrons, suas folhas e hastes devem estar na cor verde brilhante. Para guardar, armazene o ingrediente em um saco de papel ou plástico e coloque-a geladeira com este processo ela durará cerca de uma semana.
No prato
Além de aromática, a erva-doce tem suas peculiaridades como o sabor forte de anis nas folhas, o crocante e cremoso quando servida crua ou cozida e a suave picância que fica no paladar. Quando servida crua, é aconselhável cortar em tiras finas ou ralar, por conta das fibras.
Para cozinhar a erva-doce é necessário cerca de 10 a 15 minutos para manter a textura crocante. Se cozinhada por muito tempo, o sabor ficará mais suave e a consistência cremosa. Experimente cozinhá-la por cerca de 30 minutos na panela de pressão com manteiga e açúcar para caramelizar. <3
O ingrediente combina com peixes, mariscos e crustáceos e se transforma em um ótimo cozido quando preparada com aipo e temperada com mostarda. Existem combinações clássicas com: maçãs, batatas e sementes como nozes e avelãs. Eu arrisco colocar nos pratos que levam carne de porco fica bem gostoso. Uso o funcho (as folhas) para decorar e harmonizar com as bruschettas de abobrinha. #ficaadica
Receita aqui ô: Salada refrescante de Erva-doce e Laranja