Casa Horta | Do campo para a mesa
Em um momento em que nossa agricultura utiliza cada vez mais artifícios químicos nas produções, a busca por uma alimentação justa, saudável e longe de agrotóxicos vem crescendo entre produtores, comerciantes e consumidores. Nosso dia a dia gira em torno da cozinha, dos produtores e claro, dos ingredientes, por isso, buscamos sempre conscientizar nossos leitores sobre a importância de respeitar a sazonalidade dos alimentos, conhecer a origem deles, e sim, se certificar da qualidade do que você está levando para casa.
Respeitando o ingrediente, seu tempo natural, o produtor e a cultura alimentar levamos para a mesa mais do que alimentos saudáveis, nutritivos e com preços acessíveis, vamos estar incentivando ações e projetos para que o cenário atual mude.
Conhecemos nesta semana a Casa Horta, um espaço que une de forma harmoniosa as coisas que mais prezamos: valorização do que vem da terra, alimentos frescos e saudáveis. Pensada com carinho, a Casa Horta não brotou de um dia para o outro. Ela é fruto de muito estudo e dedicação das sócias Clara Lacerda e Fernanda Vital, que tiveram como uma das inspirações o Instituto Chão.
As sócias foram ao encontro dos produtores. De acordo com Vital, elas visitaram as famílias agricultoras e todos os produtos ali expostos vem da agricultura familiar. “A nossa rede de produtores é composta por produtores que trabalham de forma agroecológica, produzindo alimentos sem agrotóxicos e em harmonia com a natureza.”, destaca.
Aproximadamente, 200 famílias são responsáveis pelo abastecimento da casa que recebe diariamente o produto direto do campo para a prateleira. Entre uma e outra, até encontramos produtos da nossa cidade natal, Barbacena, que é representada pela Associação Regional de Agricultura Familiar, a ALIAR que trabalha com mais de 40 famílias lá no interior.
O que tem na Casa Horta?
Diversidade | Hortaliças, verduras, legumes e frutas como devem ser. Tem banana, laranja e mandioca, mas tem também produtos que há muito tempo a gente não vê, ou nunca viu nos supermercados: Chuchu de vento, ervilha fresca MESMO, umbigo de banana, capim cidreira, tomates dos mais variados, batatas, plantas alimentícias não convencionais e um empório com farinhas, geleias, azeites, vinhos e cervejas orgânicas. Chá para tudo, mudas de ervas e temperos, pão e muito carisma aliado a boas informações, histórias e dicas de receitas.
Para quem tem a vida meio corrida, como a gente, a Casa funciona de segunda a sábado, das 08h às 21h e domingo das 08h às 20h e tem serviço de delivery semanal (31) 3241-2544. Estivemos por lá no último sábado, e trouxemos na sacola além de saúde, inspiração para novas receitas que vamos compartilhar ao longo da semana. 🙂
Hora do Chá
Uma vez por semana, a Casa Horta em parceria com a farmacêutica especialista em plantas medicinais, Ana Cimbleris realizam um bate-papo gratuito sobre tema. Além disso, quem tiver o interesse, poderá pegar recomendações de chás individualmente e tirar todas as suas dúvidas direto com a Ana.
Estamos encantados com a estrutura, com a história e com o funcionamento da casa. Eventos como degustação de chás, cafés e feirinhas como a Feira Fresca (<3) também estão sempre na programação da casa, assim como uma noite de vinhos que acontece em quintas-feiras alternadas. Vale a pena ficar ligados nas redes sociais da casa.
Tudo isso acompanhado de receitas, dicas, informações, histórias dos produtores (a maioria, pequenos e locais) e conversas que estimulam o prazer que é cozinhar. Eventos como degustação de chás, cafés e feirinhas também estão sempre na programação. Assim como uma noite de vinhos que acontece em quintas-feiras alternadas.
Agricultura Familiar no Brasil
Fonte: Emater-MG
- Agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros;
- Ocupa 30,5% da área total dos estabelecimentos rurais e representa cerca de 74% dos empregos no setor agrícola;
- 84,4% dos estabelecimentos rurais do país são de agricultores familiares;
- Responde por 38% da renda bruta gerada no meio rural, embora ocupe apenas 24,3% da área total destinada à produção;
- São 12,3 milhões de pessoas trabalhando na agricultura familiar; ocupa 74,4% do pessoal que trabalha no campo;
- A cada 100 hectares, a agricultura familiar ocupa 15,3 pessoas, enquanto a agricultura empresarial ocupa 1,7 pessoa;
Casa Horta
Rua Professor Otaviano de Almeida, 36, Santa Efigênia – BH.