Ingrediente da Vez | Chicória do Pará
Dias depois descobri por acaso aquele mesmo sabor no Remanso do Bosque e não tirei ele mais da cabeça – era a tal da chicória – que preenchia o paladar e dava certo frescor. A erva de aroma e sabor de coentro é muito utilizada na culinária do Norte e é conhecida por lá como Coentro Caboclo e Coentro do Pasto.
A erva é fortemente relacionada à culinária local, mas em uma breve pesquisa descobri a participação europeia na propagação do ingrediente, afinal a planta e o nome chicória desembarcaram aqui com os estrangeiros. A Chicória provavelmente é derivado da palavra egípcia Ctchorium, que em várias formas tornou-se o nome da planta em praticamente todas as línguas europeias. Ingrediente carimbado da cozinha do norte do Brasil, ele também faz sucesso nas cozinhas da América Latina, do Caribe e da Ásia, nascendo e propagando de forma selvagem em muitos lugares.
Na cozinha
Possui folhas grandes e duras, fica bem em saladas – Apesar de encontramos ela normalmente em cozidos e em molhos, me disseram que as folhas podem também ser fritas em imersão para ficarem crocantes e decorar e dar um up no prato. A erva fica ótima quando utilizada como tempero, principalmente em pratos com peixe.
Lá em Belém, o famoso Tucupi traz na composição a erva, mas não sei se sempre foi assim, pois no livro “Comidas Tradicionais Indígenas do Alto Rio Negro”, a receita tradicional do tucupi é simplesmente a manipueira fervida sem tempero algum, apesar de encontrar várias opções com o ingrediente acrescido. Na Ásia encontra-se Chicória nos temperos das sopas, ensopados, curries, arroz e massa. No México, o ingrediente entra nas receitas de salsa e em molhos. Na nossa cozinha preparamos um pesto e acrescemos ele no risoto – cá entre nós ficou delicioso.
Propriedades nutricionais
A chicória é um vegetal que possui um alto valor nutricional. É rica em Antioxidantes: betacaroteno e flavonoides, Vitaminas: A, C, D, K e do complexo B, Minerais: cálcio, fósforo, ferro, potássio e Fibras: inulina.
Como conservar
Trouxe de Belém a erva fresca e em BH eu preparei ‘tipo um pesto’ azeite e chicória e coloquei em uma forma de gelo.