Receita | Bife à rolê
Das receitas que são passadas de geração para geração, o bife à rolê é um dos preparos mais famosos e gostosos da minha mãe. Hoje em dia ela tirou férias da cozinha, só se arrisca quando é para receber a gente. Ainda tenho muito o que aprender com ela, vez ou outra ainda ligo, só para confirmar qual é o bife certo para o preparo. Desde a escolha da carne até a espessura da cenoura e do bacon para o recheio foi ela quem me ensinou. Pode perguntar para qualquer integrante da família Sandim, quem é que prepara a melhor carne de panela e o famoso bife à rolê, e o nome da Odila Sandim vai soar como um coro.
Os palitos não são mais tão usuais na cozinha contemporânea, mas sem eles desconheço outra forma de enrolar a carne e ela sair perfeita. Depois de cozida, tiro palito por palito, volto para a panela e despejo o caldo fumegante do cozido. A carne fica macia, cremosa e úmida.
A corte pode ser Chã de Dentro ou Chã de Fora (cortes traseiros bovinos) conhecidos também como Coxão Mole ou Coxão Duro. Segundo minha mãe o Chã de Dentro é melhor, para ela a carne é bem mais macia. E sim, ela está certa só pelo paladar. O corte possui fibras curtas o que significa uma carne mais macia após o preparo.
A receita não tem segredo: Alguns bifes de Chã de Dentro, cenouras e bacon cortados em bastonetes, cebola, alho e os temperos que você gosta. Com o bife aberto intercale cenoura e bacon e enrole fechando com dois palitos. Em uma panela de pressão, adicione um fio de azeite (óleo) doure a cebola, o alho e os temperos. Acrescente a carne coloque sal, pimenta e deixe ela suar um pouco (15 minutos mais ou menos) coloque água e deixe na pressão entre 20 e 40 minutos e o preparo está pronto.
Bife à role
Ingredientes:
600 g de Chã de Dentro cortado em bifes
150g de bacon
1 cenoura pequena
1 cebola
3 dentes de alho
1 l de água (ou caldo de carne caseiro/fundo e legumes)
2 folhas de louro
1 ½ colher (sopa) de manteiga
azeite a gosto
salsinha picada a gosto
Modo de preparo
Retire os bifes da geladeira e deixe em temperatura ambiente, enquanto prepara os outros ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Aproveite e separe palitos de dente para fechar a carne.
Descasque a cenoura e corte em palitos finos e faça o mesmo com o bacon. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
Como montar:
Corte os bifes ao meio, adicione dois pedaços de bacon e a cenoura. Enrole e feche com dois palitos de cada lado. Leve a panela de pressão, sem a tampa, ao fogo médio com um fio de azeite, a cebola eo alho. Quando dourar vá intercalando os bifes de forma que eles dourem. Em fogo médio, tempere com sal e refogue por mais 3 minutos acrescente o louro para aromatizar.
Regue com a água ou caldo de carne caseiro/fundo de legumes. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
Após o cozimento retire todos os palitos da carne e no molho adicione uma colher caprichada de manteiga, corrija o sal e volte com os bife para a panela deixando o fogo ligado para o caldo reduzir e ficar cremoso. Na hora de servir adicione salsinha, caso seja da sua preferência.
Vai preparar a receita em casa? Use a #ingredientedavezreceita