Comida di Buteco será patrimônio cultural do Estado
O concurso gastronômico Comida di Buteco que é a cara de BH, está prestes a ser oficializado como patrimônio cultural do Estado, por meio do Projeto de Lei (PL) 2.878/15.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já concluiu pela legalidade da matéria. O festival foi Criado no ano 2000 para resgatar e estimular a cozinha mineira de raiz.
O texto do projeto ressalta que o concurso Comida di Buteco pode ser considerado “uma das mais efetivas e importantes ferramentas de divulgação da cozinha de raiz e dos botecos no Brasil e no exterior, bem como de inclusão socioeconômica do pequeno negócio familiar denominado ‘buteco’”.
O texto especifica, ainda, os objetos que podem ser incluídos na categoria de patrimônio cultural imaterial. São listadas as práticas, as representações, as expressões, os conhecimentos e as técnicas, os instrumentos, os objetos, os artefatos e os lugares associados a comunidades, a grupos e, em alguns casos, a indivíduos que se reconhecem como parte desse patrimônio.
Texto: ALMG
Fotos: Ingrediente da Vez