Cervejas sem glúten
Cervejas sem Glúten
O glúten presente na cevada IMPOSSIBILITAVA portadores da doença celíaca de tomar aquela cervejinha no fim do dia, no almoço de domingo ou happy hour com os amigos. Sim, impossibilitava. Com técnicas que permitem reduzir o glúten a níveis aceitáveis (abaixo de 20ppm) em cervejas produzidas a partir de cevada, cervejarias estão a todo vapor produzindo bebidas para o público celíaco.
Experimentamos a cerveja Tássila da Cervejaria Saint Bier, de Forquilha, Santa Catarina, sem glúten. Atendendo o conceito glúten free, a bebida Ale (alta fermentação) é composta por malte de trigo do tipo Sarraceno, lúpulos de amargor e aromas com álcool de cereais como complemento. Do estilo Weizen, de baixo amargor a bebida possui 3,6% de teor alcoólico e harmoniza perfeitamente com queijos, amendoim, castanhas, patê e carnes em geral.
Conheça outras opções de cerveja glúten free:
A Vagabond Pale Ale, vencedora do 2014 BrewDog Prototype Challenge, é feita com os maltes Extra Pale, Cara e Crystal, e os lúpulos americanos Centennial e Amarillo. Possui 4,5% de álcool e 55 IBU e glúten free.
Lake Side Beer, uma cerveja com teor alcoólico de 4,5%, um número normal comparado às comuns cervejas lager do mercado. A Lake Side Beer é vendida em garrafas de 600ml. Com menos de 6PPM utiliza o processo exclusivo de degradação do glúten. Com isto, preserva-se o sabor e os aromas da cerveja.
A Estrella Daura Damm foi a primeira cerveja sem glúten, ou com baixa concentração de glúten (menos de 6 ppm) disponível no Brasil. Cerveja de cor clara, dourada e refrescante. Possui coloração dourada, amargor médio e espuma abundante. Com teor alcoólico de 5,4% a Estrella é do estilo Standard American Lager e harmoniza com pratos leves, como peixes.