Buenos Aires será a Capital Ibero-Americana de Cultura Gastronômica em 2017
A cidade de Buenos Aires foi nomeada na segunda-feira, 28, como a Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica de 2017 “pela criatividade e qualidade de sua culinária”.
A designação foi anunciada ontem na Usina da Arte pela secretaria de Turismo da cidade, junto às Academias Argentina e Ibero-Americana de Gastronomia e ao Ministério do Turismo da Argentina. Com essa noticia, a cidade argentina realizará durante o ano de 2017, diversas atividades voltadas a experiências gastronômicas. Rafael Anson chefe da Academia Latino-Americana de Gastronomia ressaltou a importância da gastronomia para o turismo dando valor a partilha da mesa que transmite a cultura de um lugar através da cozinha.
Para o chef de governo portenho, Horacio Larreta, a escolha da cidade foi “justa e oportuna”, já o Ministro de Turismo argentino, Gustavo Santos, acredita que a cidade tem possibilidades de mostrar ao mundo seu potencial gastronômico.
A cidade espanhola de Mérida é a atual Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica, enquanto Guanajuato, no México, ostentou o posto em 2015 e Córdoba, na Espanha, em 2014.
Proteger cozinhas nativas
A Academia Latino-americana de Gastronomia visa “promover a investigação, divulgação e proteção de cozinhas e características das diferentes regiões e povos latino-americanos atividades gastronômicas e cuidados para a pureza de suas tradições, apoiar a modernização e promover ações abrangentes sobre cooperação e solidariedade internacional.