Mangostão
#Ingrediente | Mangostão, mangostiné ou fruta-da-rainha. Bom, o terceiro nome foi novidade pra gente. Segundo dados históricos que envolvem o fruto, a rainha Vitória, da Inglaterra, ao prová-la disse não haver saboreado nada tão delicioso quanto o fruto. Posso afirmar que o sabor foi realmente surpreendente e não consegui assimilar com nada que eu já tenha provado.
A espécie é considerada o fruto mais saboroso do trópico asiático e foi introduzida no Brasil em meados de 1935 no Pará, e depois na Bahia, que são até hoje os maiores produtores da fruta, com colheita de 300 toneladas por ano. Originária da Ásia, o fruto está no seu auge. Digamos, no momento certo da colheita. Por isso encontramos ele com facilidade nos mercados. (#Sazonalidade garante fruta fresca, mais barata e com mais nutrientes – só para reforçar.) Pagamos R$2,98 na unidade no @supernosso e me arrependi de ter trago apenas dois exemplares para casa.
Rico em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antissépticas, antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória, ele é um aliado para a saúde. Consumir o suco do fruto in natura é uma ótima opção para ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
#FicaaDica não joguem a casca fora, dá pra fazer um chá dos bons e cheio de nutrientes. #importante | Em doses muito elevadas, o fruto pode ser tóxico, então, nada de exageros.