Purê de ora-pro-nóbis
Do latim, seu nome significa “Rogai por nós” que, de acordo com lendas históricas, o nome foi dado por algumas pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre enquanto ele celebrava uma missa em latim. Várias histórias rondam o ora-pro-nóbis, mas a mais real de todas é que a planta tem grande valor nutricional e se adapta facilmente em diversos solos e climas. Sua origem se dá do continente americano, mas é bem apreciada pelas bandas de cá e seu nome cientifico é Pereskia aculeata.
A planta é da família das cactáceas e além de ser um ótimo ingrediente na gastronomia, ela pode ser usada como cerca viva e ornamentação. Os benefícios do ora-pro-nóbis são maravilhosos, tem alto teor de fibras que auxilia na recomposição da flora intestinal.
Indicado para o tratamento de anemias, o consumo da planta está ligada ao fortalecimento do sistema imunológico, pois é rica em Vitamina C e A.
Poderia ficar dias falando sobre o ingrediente que também é rico em proteínas, mas vamos ao que interessa. A receita do dia é ridícula de fácil e muito gostosa.
Purê de Ora-pro-nóbis
Ingredientes:
Pesto:
Folhas de ora-pro-nobis
4 dentes de alho
100 ml de azeite
Purê:
4 Batatas médias
2 colheres de manteiga
Sal
Modo de preparo:
Coloque as batatas para cozinhar até que elas apresentem uma consistência macia. Lave as folhas de ora-pro-nobis tomando cuidado em retirar todos os espinhos. Ferva uma panela com água e escalde as folhas por 3 minutos retirando da água quente e colocando em uma bacia com água fria com gelo.
Escorra a água do ora-pro-nobis. No processador (mixer ou liquidificador) bata as folhas de ora-pro-nobis, com os dentes de alho e 100 ml de azeite de boa qualidade. (Reserve)
Após o cozimento das batatas, amasse-as com as duas colheres de manteiga e sal. Em uma panela leve a mistura ao fogo médio e misture acrescentando o pesto. Desligue o fogo e acerte o sal.