Textura Wines, vinhos que você precisa ter na sua adega

Textura Wines, vinhos que você precisa ter na sua adega

Alinhados à sustentabilidade, a vinícola Textura Wines mostra na taça como uma enologia com pouca intervenção pode proporcionar vinhos elegantes, distintos, orgânicos e sustentáveis. Localizada nas encostas da Serra da Estrela, na região de Dão, em Portugal, o casal Marcelo e Patrícia produz vinhos que são uma experiência além da garrafa. Compreendendo e respeitando o terroir, a vinícola consegue extrair o que há de melhor em relação às vinhas engarrafando vinhos surpreendentes.

Na província da Beira Alta, a região onde estão presentes, é conhecida como a Borgonha, pela qualidade e delicadeza dos vinhos, mas a gente sabe que não é só uma terra boa que dá bons frutos, existe muito trabalho, pesquisa e estudos por trás. E o trabalho que a família vem desenvolvendo está sendo reconhecido pelo mercado. Em 2021, o vinho Estrela Branco safra 2018, no primeiro ano de produção da Textura Wines, ficou na 62 posição na lista de 100 vinhos e com 93 pontos da revista americana Wine Enthusiast, uma das maiores do setor.

Bom, como eu sei disso tudo? Tive a oportunidade de ouvir a história da marca, pela voz do próprio produtor Marcelo Villela em uma experiência enogastronômica realizada em parceria com a importadora Liber Wines.

Para dar boas vindas foi servido o vinho Pretexto Branco safra 2021, com blend de uvas tradicionais da região de Dão, de vinhas de altitude e solos graníticos. Para harmonizar, o chef Cristóvão Laruça serviu o pão de fermentação natural com manteiga defumada e algas e uma deliciosa conversa de mar com bacalhau.

Textura da Estrela Rose 2019, um dos rosés mais gostosos que já tive a oportunidade de provar. Aroma extremamente delicado que remete a frutos vermelhos, um espetáculo que acompanhou crudo de peixe com physalis e raiz forte.

Já o Pretexto Tinto, safra 2019 elevou ainda mais o sabor do Magret, coulis de ameixas e castanha de caju. Textura Pura Branco 2020, apresenta aromas delicados e cítricos. No paladar traz uma acidez com final extremamente agradável. A harmonização foi com o peixe do dia, no caso, um belo dourado preparado na brasa com legumes grelhados e pil pil.

Textura da Estrela Tinto 2018 foi servido com um belo arroz caldoso de vitelo, prato e vinho que eu poderia comer e beber em quantidades absurdas. A sobremesa foi um delicado crud maracujá com crumble de castanhas.

Se você estava à procura de bons vinhos para recarregar a sua adega, recomendo os cinco disponíveis na loja da Liber Wines.