Receita sem desperdício: Bolinho de milho verde
Receitas sem Desperdício
Aproveitar todos os nutrientes dos ingredientes reduzindo a produção de resíduos orgânicos é uma forma de trabalhar a cozinha sustentável. Pensar e estudar formas de reproduzir um novo prato utilizando cascas, sementes e até mesmo o bagaço do milho é uma forma de repensar a nova cozinha, evitando o desperdício de alimentos reduzindo gastos com insumos.
O prato sustentável criado pelo Ingrediente da Vez em parceria com os estudantes de gastronomia Jaime Ferreira e Fernanda Catão, foi desenvolvido a partir do bagaço do milho verde. O petisco com as “sobras” ficou rico em sabor, textura e aroma.
Bolinho de milho verde
Ingredientes:
1 ovo;
4 colheres de Canjiquinha crua;
10 ml de cachaça;
1 pimenta biquinho cortada em pequenos pedaços;
1 colher de chá de suco de limão (taiti);
100 gramas de bagaço de milho verde;
3 colheres de farinha de trigo;
Óleo (para fritar);
Salsinha;
Cebolinha;
Sal e pimenta a gosto;
Modo de preparo:
Separe as claras das gemas e reserve. Acrescente ao bagaço do milho verde todos os ingredientes com as gemas e a farinha de trigo. Bata as claras em neve e acrescente a mistura. Em uma fritadeira coloque os bolinhos para fritar quando a gordura estiver bem quente. A textura do bolinho não permite que você enrole, sugiro usar uma colher para medir e dar forma.
Molho Verde
Ingredientes:
20 g de cebolinha;
20 g de salsinha;
5 g de couve;
Azeite;
5 g de alho;
1 colher de chá de vinagre de estragão ou de vinho branco;
Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Pique as ervas aromáticas, a couve e o alho em pequenos pedaços. Acrescente o vinagre e o azeite em fio, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta (no prato usei pimenta biquinho).
[…] Com o bagaço do milho você pode preparar Bolinhos de milho-verde. […]
[…] impulso para esta mudança será a vontade de consumir com mais consciência ambiental e social. As receitas serão mais criativas, como picles de casca de melancia, arroz de caule de couve-flor e muito […]