Receita | Salada de Feijão Manteiguinha
A variedade de feijões existentes no Brasil é uma das nossas maiores riquezas gastronômicas. Casado com o arroz, o feijão é presença confirmada na hora das refeições. Por aqui, na região sudeste, temos o costume de consumir o feijão carioquinha, marrom claro que rende um bom caldo, já às sexta-feiras, entra em cena o feijão preto para as famosas feijoadas, não é verdade?
Em Belém, conhecemos o feijão-manteiguinha, nas bancas do Mercado Ver-o-Peso e na farofa servida com Tambaqui no Remanso do Bosque. Típico da cidade de Santarém, no estado, o feijão não forma caldo, por isso é visto em diferentes preparos. Para a #segundasemcarne preparamos uma salada de feijão com tomates confit.
Receita | Salada de Feijão-Manteiguinha
Ingredientes:
200g de feijão-manteiguinha
½ cebola roxa, cortada em brunoise
10 folhas de hortelã
Sal, pimenta do reino e azeite
1 folha de louro
Tomatinhos confit
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho por cerca de 6 horas em água fria. Após esse processo, escorra a água e leve o feijão para cozinhar por cerca de 25 minutos com uma folha de louro, o feijão deve estar al dente. Escorra o feijão e reserve. Corte a cebola e 5 folhas de hortelã, misture ao feijão com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Sirva com os tomatinhos confit e mais folhas de hortelã.
Curtiu? Vai reproduzir a receita em casa? Use a #ingredientedavezreceita