Receita | Almôndega de Painço
#segundasemcarne com Painço, um cereal (grão) cultivado e consumido há milênios na Ásia e na África, riquíssimo nos quesitos nutricionais. Estamos acostumados a ouvir que Painço é comida de passarinho, mas o grão pode ser facilmente incorporado na nossa alimentação, substituindo ao arroz. Ele é uma alternativa para os celíacos, por não possuir glúten. A receita do dia é encantadoramente simples e incrivelmente deliciosa. Nutritiva, rende e é uma opção para fazer em quantidades maiores e congelar, para consumir naqueles dias de correria.
Almôndega de Painço
Ingredientes:
1/2 cebola picada;
1/2 unid. de pimenta dedo de moça (sem as sementes);
1 pitada de páprica defumada;
1 fio de azeite;
Ervas frescas e sal a gosto;
Fundo de Legumes.
Lave o painço sobre uma peneira, mexendo com as mãos até que a água escorra limpa. Em um panela, acrescente um fio de azeite, a pimenta e a cebola. Deixe dourar e acrescente o painço com a páprica e cubra o painço com o fundo de legumes. Leve ao fogo alto até ferver e depois cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 15 minutos. Espere o cozido esfriar e amasse bem a mistura com as mãos. Prove, corrija o tempero e modele as almôndegas. Você pode assar ou selar o preparo na frigideira. ASSAR: Forno 180 graus, unte o tabuleiro com azeite e leve as almôndegas para assar por cerca de 20 minutos. SELAR: Após modelar as almôndegas, leve-as para a geladeira por 15 minutos antes de selar. Aqueça uma frigideira e adicione um fio de azeite, disponha as almôndegas e sele elas em fogo médio, virando delicadamente.
DICAS
CONGELAR: Disponha as almôndegas em um tabuleiro e leve direto ao freezer. Após congeladas, transfira para um zip-lock ou pote hermético. Quando for consumir, basta retirar do freezer e levar direto ao forno pré-aquecido. Outra forma de consumir é moldar hambúrgueres com a mesma massa, fica show.