Provando carne de Jacaré | Seis cocções para o corte
Na categoria Ingrediente da Vez: Carne de Jacaré | Entrando no mercado mineiro, a Caimasul, empresa dedicada a criação, importação e exportação de carnes e produtos derivados de Jacaré, preparou no último mês uma degustação de pratos com carne de jacaré na Casa do Churrasco. Ainda não tínhamos provado o corte e foi uma experiência curiosa e surpreendente. Se tem algo que a gente já pode adiantar é a versatilidade da carne. Na noite foram servidos seis pratos com diferentes tipos de cocção.
De cor branca, aroma brando e sabor suave, a carne de jacaré do Pantanal (Cayman yacare) está na categoria de carnes exóticas e pode ser usada para a elaboração de diversos pratos que levam cortes de coxa, filé do rabo, ponta do rabo e até filé mignon. De acordo com o representante da marca em Minas, a criação em cativeiro é realizada pela Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan) e todo o processo desde a criação até o abate se baseia no manejo sustentável e o total aproveitamento do animal. Goiás, São Paulo, Brasília, Santa Catarina e Minas Gerais estão entre os maiores consumidores da carne de Jacaré no país.
De sabor suave e com textura única, o corte permite ao cozinheiro uma vasta combinação de sabores e temperos. A degustação começou com um Sashimi de Jacaré ao molho ponzu, preparado pelo Chef Márcio Santoro do Restaurante Albanos. Em seguida o Chef Tulio Montenegro, preparou Ceviche de Jacaré, em ambos os preparos, a carne apresentou textura e sabor de peixe – a cocção a partir da acidez do limão elevou a carne. Dando continuidade o Chef João Paulo, da Avec Gastronomia serviu uma deliciosa moqueca de Jacaré acompanhada de purê de banana da terra com farofa de castanha de caju.
Já o Chef Peninha apresentou Filé de Jacaré picante na brasa com escabeche de berinjela e pimenta. O filé teve textura de barriga suína – interior úmido e exterior crocante. Já o Chef Juliano Caldeira (Rima dos Sabores) preparou um Jacacurry – um delicioso jacaré ao molho curry e para encerrar, o Chef Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri serviu Jacaré Atolado. Em todos os preparos comemos uma carne extremamente macia e suculenta.
Como adiantamos, o trunfo principal do ingrediente é a versatilidade: tendo um sabor mais próximo do peixe em preparos com menor cocção, com uma textura mais firme que a maioria dos peixes. E um sabor e textura que lembram mais a carne suína quando em preparos mais longos.
Onde encontrar em BH:
Sabor Frios e Defumados no Mercado Central (A1 – 43)
Telefone: 31 3274-9612. R$149,90 o kg em embalagens variadas à partir de 200g.