Ingrediente da Vez | Lentilha

Ingrediente da Vez | Lentilha

Lens culinaris, conhecida popularmente como lentilha, é uma pequena planta trepadeira da família das leguminosas, subfamília Faboideae. A erva de origem asiática é cultivada universalmente. Suas flores são papilionáceas, pequenas, de cor clara e as vagens são curtas, com uma ou duas sementes. Apresenta também largo uso ornamental em vasos, jardineiras ou em cercaduras de canteiros.

Com cerca de 30% de suas calorias vindas de proteína, as lentilhas têm o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo. As proteínas incluem os aminoácidos essenciais isolécitas e lisina. A planta é uma fonte barata e essencial de proteína em muitas partes do mundo, especialmente na Ásia Ocidental e no subcontinente indiano, que têm grandes populações vegetarianas. As lentilhas são deficientes em dois aminoácidos essenciais, a metionina e a cisteína. As lentilhas também contêm fibras alimentares, ácido fólico, vitamina B1 e minerais.

É comercializada seca, em pacotes, como o feijão. Existem diversas formas de prepara-las.  Pode-se cozinhá-las como o feijão, mas não há a necessidade de ir à pressão. Também pode ser usada em sopas e saladas. Como ela só contém um tipo de aminoácido essencial deve ser consumida com outras leguminosas ou cereais, para completar a porção de proteínas que também precisamos ingerir, uma combinação perfeita é ingerir lentilhas com arroz.

A lentilha é encontrada em vários tipos sendo diferenciados pela cor, sendo o mais comum a lentilha verde, os outros tipos tem cores louras, vermelhas, negras e laranja. As lentilhas têm um baixíssimo teor calórico (106 calorias a cada 100 g) e não contém gorduras, ou seja, não engorda.

Referências:
Livro Ingredientes
Site Wikipédia.