Ingrediente da Vez: Canela
A especiaria (Cinnamomum zeylanicum) conhecida como Canela é obtida por meio do tronco da caneleira, árvore de 10 a 15 metros de altura, da família Lauraceae. É nativa do antigo Ceilão, atual Sri Lanka, no sul da Índia. Seus galhos secos separados de suas cascas possuem a cor marrom-avermelhada e aroma perfumado.
Muito cobiçada no passado a canela era um dos motivos de inúmeras embarcações seguirem para o Oriente, mais especificamente para o Ceilão, nos séculos XIV e XVI. A canela, juntamente com outras especiarias, como o cravo, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, era utilizada como moeda de troca para pagar serviços, impostos, dívidas, acordos, obrigações religiosas e servia até mesmo como dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino.
Quais são os benefícios da canela?
Ela possui funções antioxidantes, e o óleo da canela tem propriedades antibacterianas e antifungos. Rica em manganês, fibra, ferro e cálcio.
Onde usar?
Use em pó para polvilhar bolos, biscoitos, bananas cozidas ou assadas. Em rama (ou pau) no vinho quente, no quentão e em compotas e caldas.
Como comprar?
Ao comprar verifique a data de validade (quanto mais nova melhor) e o aroma que deve ser bem forte e característico. A canela de qualidade tem pó fino e de cor uniforme.
Vale a pena pagar um pouco mais por uma canela de boa qualidade, você vai precisar de menor quantidade e ela vai durar mais tempo.