Ingrediente da Vez: Arroz vermelho
Arroz vermelho ou Oyza sativa L.
Assim como o integral, o ingrediente não é nem descascado nem polido e é por isso que ele mantém todas as suas propriedades intactas (proteínas e minerais, principalmente ferro, zinco e fibras).
Ele não é um arroz qualquer. Traz consigo sabores amendoados com notas de mel. De origem asiática, o grão chegou o Brasil por meio dos portugueses, na época da colonização. No século XVIII, chegou até ser proibido pela Coroa portuguesa por interesses comerciais.
O ingrediente da vez não é só rico em sabor como também de história e polêmicas, na ocasião de sua proibição foi registrado o decreto do governado do Maranhão, Joaquim de Melo e Póvoas. O uso do arroz poderia implicar nas seguintes penas: “Homens livres – um ano de cadeia e pagamento de uma multa de 100 mil réis, sendo metade destinada às obras públicas e a outra metade ao denunciante; Escravos – dois anos de calceta (argola de ferro que é fixada no tornozelo do prisioneiro e ligada à cintura por meio de corrente) com surras interpoladas nesse espaço de tempo; Índios – só dois anos de calceta”.
A proibição durou cerca de 120 anos e fez a variedade quase desaparecer do país. Isso só não se vingou porque, quase que clandestinamente, algumas produções migraram para os sertões da Bahia, de Minas Gerais e da Paraíba.
Nossa relação com este arroz já é de muito amor. Compramos 2kg na feira de Produtores do MST, que ocorreu em julho aqui em BH, pagamos R$ 4 o quilo e morremos de arrependimento de não ter comprado mais alguns saquinhos. De coloração avermelhada e mais alongado ele é um grão pouco conhecido no país e de pequena produção. Muito cultivado no Maranhão e na Paraíba.
Preparo
O arroz vermelho por ser mais firme que o agulhinha deve ser cozido em panela de pressão ou por um tempo maior de cocção.
Ingredientes:
1 xícara (chá) arroz vermelho.
2 xícaras (chá) de água.
Sal.
1/4 de cebola picada.
2 dentes de alho.
1 colher (chá) de azeite.
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver. Refogue o alho e cebola no azeite. Adicione o arroz, água e sal e deixe cozinhar por 35 a 40 minutos na panela.
Onde comprar:
Referências:
Slow Food
Prazeres da Mesa