Ingrediente da Vez | Anchova
Ideal para incrementar saladas, molhos e até cobertura de pizzas, o peixe que é encontrado em abundância nos mares europeus faz sucesso pelas bandas de cá. De nome científico Pomatomus saltator, a anchova é um peixe conhecido também como enchova ou bluefish, devido a sua coloração azulada no dorso. Como a palavra anchova pode descrever uma família inteira de peixes, é normal que existam nomes diferentes.
Em Portugal a anchova pode ser conhecida como biqueirão, enquanto aqui na nossa terrinha, pode ser conhecida como manjuba, pititinga ou piquitinga. Apesar disso, aqui no Brasil, a manjuba ou pititinga são de famílias diferentes da anchova, e podem alcançar um metro de comprimento e pesar até doze quilos. Por outro lado, a anchova europeia é bem menor, não tendo mais do que 20 centímetros de comprimento.
O ingrediente é vendido inteiro, em filé ou em conservas. Muito conhecido pelo sabor forte, pela carne gordurosa e por ser versátil. Em nossas andanças por São Paulo, encontramos o peixe em conserva no bairro Liberdade no valor de R$11 – compramos, claro.
A Anchova é rica em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na manutenção da boa saúde. Contém Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Sódio e Zinco. Fonte de vitaminas, tais como a Tiamina, Riboflavina, Niacina, Ácido Fólico, Vitamina C, Vitamina B12, Vitamina B6, Vitamina A, Vitamina E e Vitamina K.
Por conta do seu sabor, a anchova é capaz de dar um toque especial a qualquer prato e para abraçar o ingrediente da vez desta semana, preparamos um espaguete simples com anchovas e rúcula que ficou gostosão. RECEITA AQUI