Escola Experimente

Escola Experimente

Para saciar a sede dos amantes cervejeiros que desejam ir além do copo e aprofundar os conhecimentos no mundo encantador das cervejas especiais a Escola Experimente, a mais nova filha do projeto Experimente está oferecendo diversos cursos na área.

Participamos de uma aula experimental no Curso “Introdução ao Mundo da Cerveja: Escolas e Estilos”, onde foi apresentado a Escola Belga. Ministrada pelo cervejeiro caseiro Dos Reis, sommelier de cerveja, gestor sensorial e pós graduando em Tecnologia Cervejeira Rafael Reis, a aula seguiu a lógica: história, estilos, tipos de cervejas, analise sensorial e degustação.

Escola Experimente | Espaço aulas Foto: Ingrediente da Vez

Escola Belga

Entre as escolas cervejeiras, a Belga consegue se diferenciar entre as demais e ter dezenas de estilos próprios num pequeno território. Na Bélgica são produzidas as cervejas mais cultuadas do mundo: as trapistas, feitas nos monastérios por monges. Durante a aula, Rafael Reis contou a história que envolve os monges cervejeiros e explicou a diferença entre as cervejas de baixa e de alta fermentação.

As cervejas da escola Belga são de alta fermentação e levam em sua composição ingredientes e especiarias aromáticas como sementes de coentro, anis estrelado, canela, cascas de laranja entre outros. As cervejas do estilo se destacam ainda pela criatividade e pelo sabor complexo, em geral as bebidas possuem o teor alcoólico mais elevado, muitas das vezes passando de 10%. Os estilos mais comuns encontrado são: as blonde ale, witbier, golden ale, dark ale, tripel, dubbel e quadruppel.

Durante a aula degustamos:

Escola Experimente | Aula Escola Belga Foto: Ingrediente da Vez

Hoegaarden

Hoegaarden Escola Experimente | Foto Ingrediente da Vez

A Hoegaarden é uma cerveja de trigo belga de textura cremosa e saborosa. Ela é especialmente condimentada com sementes de coentro e raspas de laranja que a tornam cítrica e muito refrescante. Perfeita para ser saboreada a qualquer hora do dia. Ela também vai muito bem com frutos do mar e peixes. Dica: Acrescente uma fatia de laranja no copo ao servir a fim de incrementar os aromas e sabores cítricos da Hoegaarden. Teor alcoólico 4,9%.

 

Saison FICC Capitão Puerto

Uma cerveja leve e frutada, com adição de acerola e limão capeta, que lhe confere um sabor exótico e inigualável, complementado por uma suave picância. Graduação alcoólica de 6‚7%.

Orval

 A Orval é uma cerveja trapista fabricada na Bélgica no mosteiro de mesmo nome. Sua história é antiga e parte de uma fonte ali existente. O estilo desta cerveja nos remete as “bière de garde”, entretanto, possui características tão particulares que a coloca na categoria das especiais.

Depois da fermentação alcoólica a cerveja é refermentada com um microrganismo chamado “Brettanomyces”. Este é o responsável pelos sabores já comentados. Ainda no seu processo de fabricação é incluído o Dry Hopping, que consiste na adição dos lúpulos na maturação a fim de extrair somente a sua fração aromática. Possui coloração âmbar alaranjado com uma excelente formação de espuma de excelente estabilidade no copo. É uma cerveja turva com depósitos de fermento na garrafa. Teor alcoólico de 6,2%.

Westmalle

A cerveja Westmalle Tripel é elaborada por monges trapistas, e é chamada de “mãe de todas as Tripels”. Este tipo de cerveja foi fabricado pela primeira vez na abadia Westmalle em 1934, com a construção de uma nova fábrica. Apresenta aroma frutado e levemente lupulado. Seu corpo é cremoso e delicado, com um toque de amargor. A fórmula atual da cerveja Westmalle Tripel se mantém praticamente inalterada desde 1956. Sua cor é alaranjada, turva e muito aromática. Casca de laranja, pimenta do reino, pêssego e mel são alguns aromas encontrados. Teor alcoólico 9,5%.

Wäls Dubbel

 Cerveja do estilo Belgian Strong Ale Dubbel, de aparência castanha escura, espuma densa e duradoura. Aroma de frutas secas com notas de especiarias e maltes especiais. Paladar com persistência do torrado, levemente picante e bastante seca. Refermentado na garrafa com 7,5% de Álcool.

Entre as escolas cervejeiras, a Belga é uma das nossas favoritas, o motivo? É simples, a Bélgica foi um dos primeiros países a utilizarem a cerveja na produção de pratos e na harmonização em restaurantes. 🙂 

Falando em harmonização, o próximo curso oferecido pela Escola é de Harmonização de Pratos e Cervejas com o Chef de cozinha, sommelier, cervejeiro caseiro Dos Caras e pós graduando em Tecnologia Cervejeira Léo Nascimento.

Curso de Harmonização com Cervejas
De 10 a 12 de abril
Horário: das 19h às 22h
Investimento: R$215,00.
Inscrições

Cronograma:

Aula 1

  • Teoria de harmonização (a importância do equilíbrio; noções de semelhança e contraste; elementos de corte; propriedades gastronômicas da cerveja).

Aula 2

  • Harmonização de 5 pratos e cinco cervejas.

    Mais informações: escola@projetoexperimente.com
    Endereço: Rua Marquês de Maricá, 616, Santo Antônio
    Telefone: (31) 2516-9331

    Referências descritivo: Cerveja Store