Vagem | Como comprar?
Sabe aquelas manias que são passadas de geração para geração? Então, algumas você nunca entendeu, não é verdade? Mas segue repetindo… e repetindo. Minha dica é entender primeiro. Se existir algo relevante que faça muito sentido, ai tudo bem, caso contrário PARA QUE TÁ FEIO. Desculpa o desabafo, mas é que tem uns “seres iluminados” que tem mania de quebrar a bundinha da vagem ou do quiabo para ver se eles estão bons. Isso me IRRITA profundamente. Tem gente que passa pela banca da vagem, por exemplo, quebra a bundinha do legume e vai embora – quebra, isso mesmo, pelo simples prazer.
Então, após dias observando resolvi fazer esse post para que vocês compartilhem com o universo que: Para comprar vagem não precisa danificar o legume.
Como comprar a vagem| Escolha as de cor verde brilhante, sem manchas ou pontinhos pretos (entre 15 e 17 cm); Sua forma deve ser regular e sua textura não muito dura, caso elas estejam muito moles de forma que você consiga juntar as duas pontas descarte, isso significa que ela não está fresca. As melhores são as de sementes pequenas – aquela que tem muita protuberância está passando do ponto e ela pode estar mais fibrosa. #dica se danificar o legume coloque na sacola e leve para casa. 🙂
Como Conservar | Na geladeira por no máximo sete dias. Após esse tempo ela vai começar a apresentar pontinhos pretos. Mantenha ela em um saquinho plástico e não lave até o dia que for usar (se lavar, seque uma a uma) as vagens não gostam de umidade. Agora caso for preciso manter em temperatura ambiente ela deve ser consumida no máximo em três dias.
Como Congelar | Corte as pontas, retire o fio fibro da lateral e faça o pré-cozimento em água fervente por 2 minutos ou 3 minutos no vapor, após esse tempo mergulhe em água gelada imediatamente para interromper o cozimento. Escorra e seque bem todas as vagens, coloque em uma bandeja e leve para o congelador. Esse processo conserva o legume por 12 meses.
Como Preparar | Lave as vagens, retire as pontas e o fio fibroso da lateral, cozinhe inteira ou picada, no vapor ou em água. Elas devem ser cozidas apenas para ficarem macias, mas sem perder a crocância.