Bolinho de arroz de vó
Comida de casa de vó, daquelas que trazem um pouquinho da nossa infância. Comida com memória gustativa das boas. Não sei como foi a infância de vocês, mas na minha casa sempre rolava um bolinho de arroz para aproveitar o arroz “dormido”. Além de ser uma receita deliciosa e bem simples ela é uma ótima opção para evitar o desperdício dentro da cozinha. Use da sua criatividade e acrescente talos e pedaços de legumes na massa, tenho certeza que ficará tão delicioso quanto a receita do dia. O segredo para o bolinho perfeito está no amor que colocamos nele e nas técnicas que a gente nunca deve esquecer: triture 1 xícara antes e a gordura nunca, nunca deve estar muito quente – caso isso aconteça, os bolinhos começam a desmanchar na fritura.
Bolinho de Arroz
Ingredientes:
3 xícaras de arroz já cozido
1 cebola branca
2 dentes de alho
2 ovos
¾ de xícara de parmesão ralado
¾ de xícara de linguiça calabresa
¾ de xícara de leite
½ colher de fermento biológico
3 colheres de farinha de trigo
Manjericão ou salsa fresca
Sal e pimenta-do-reino
Óleo para fritar por imersão
Modo de preparo:
No processador de alimentos ou liquidificador, triture 1 xícara e ½ do arroz com os seguintes ingredientes: cebola, alho, erva fresca *usei manjericão e reserve. Em uma tigela misture os arrozes e acrescente os ovos, a linguiça calabresa ralada, o queijo ralado, o sal e a pimenta a gosto e a farinha. Misture até obter uma massa. Acrescente aos poucos o leite até a mistura apresentar liga que dê para você preparar quenelles.
Aqueça o óleo e frite por imersão. O segredo para o bolinho cozinhar por dentro e ficar dourado por fora é estar totalmente imerso na gordura. Frite e acomode os bolinhos em um papel toalha para retirar o excesso de óleo. Sirva com molhos, pimentas e geleias ao seu gosto.
*Vou investir em mais queijo na próxima receita quero deixar eles mais puxadinhos 🙂