“Descoberta de Sabores” | Verano na Restaurant Week
Inspirado em uma das obras mais importantes da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o Chef Ricardinho, do restaurante Verano, um dos mais antigos participantes da Restaurant Week, nos proporcionou uma deliciosa e agradável noite de descobertas fazendo jus ao tema proposto na temporada 2017: “Descoberta de Sabores”.
Comida nordestina em Minas. Comida de história. Comida com Memória Afetiva. Comida de engrandecer a alma.
Foi assim que o chef trabalhou o menu da Restaurant Week, com toques bem abrasileirado, valorizando o que temos de melhor como: a mandioca, o pequi, o peixe, o feijão verde e as frutas tropicais. A expertise do momento foi fugir das tradicionais massas, carnes e risotos e elaborar algo seu, que conta um pouco da sua história, com ingredientes ricos e que fazem parte da nossa cultura alimentar.
Entrada
- Mil folhas de mandioca ao melaço de cana. Mandioca, queijo coalhado intercalados e enriquecidos com uma boa colherada de melaço de cana.
- Salada Verano (Salada de folhas com frutas tropicais telha de parmesão e molho Karin* receita da mãe do Chef)
Pratos Principais:
Almoço
- Moquequinha de Surubim do Norte com Farofa D’água
- Galinhada desconstruída (Arroz de pequi, maxixe e banana da terra frita).
Jantar
- Ancho serenado (na casa) com Paçoca de carne, arroz de leite, feijão verde e mandioca na manteiga de garrafa.
- Camarão no abacaxi gratinado com purê de mandioca.
Sobremesas
- Rocambole de Chocolate com calda de cupuaçu
- Cuscuz doce e frutas flambadas
O menu proposto pela casa foi uma grata surpresa a cada colherada. Adoramos a composição, a forma como são servidos e o ambiente. Quem for visitar o Restaurante Verano encontrará no espaço as obras do artista Sanzio Moreira que dão cor e destacam ainda mais a cultura nordestina.
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito – por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava ao clarear o dia”
Endereço: R. Ludgéro Dolabela, 738 – Gutierrez,
Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 2514-9927
Horários: 12h às 15h – 18h às 01h