Torta de Maçã
A história em relação à Torta de Maçã não se resume unicamente aos Estados Unidos, mesmo sendo uma especialidade do país. Torta de Maçã, Tarde de Maçã, Apple pie, Tarte Tatin nada mais é que um doce cozido no forno recheado de maçãs que faz sucesso em qualquer lugar do mundo.
Nos Estados Unidos, o que contribuiu para o sucesso das tortas foi a falta de garfos no século 19. A estrutura formada pela massa dava a possibilidade das pessoas comerem as fatias com a mão, o que a popularizou.
O principal em uma torta é o recheio, pois a estrutura da massa pouco varia. Farinha de trigo pura (sem misturas), manteiga, açúcar, ovos e sal, constituem em uma massa para tortas doces.
Torta de Maçã
Ingredientes: Massa: 500g de Farinha de Trigo (sem misturas) 125g de manteiga sem sal 250g de açúcar 4 ovos 1 pitada de sal
Recheio: 6 maçãs 1 xícara de açúcar 1 ½ xícara de água 1 colher (chá) de canela em pó
Modo de preparo:
Recheio: Descasque as maçãs e fatie em tamanho médio. Leve ao fogo junto com todos os ingredientes. Deixe que a mistura reduza e que as maçãs cozinhem. Quando a mistura apresentar uma estrutura cremosa desligue o fogo e deixe esfriar. DICA: Parte da água que evapora com o calor do forno penetra no recheio, o que pode deixá-lo muito líquido e umedecer a massa. Misture um pouco de farinha ou amido de milho ao recheio, para engrossá-lo e impedir que a calda escorra no prato, no momento de partir.
Massa:
Peneirar a farinha de trigo e mistura com a manteiga, integrando toda a massa. A estrutura ficará como uma farofa. Junte o açúcar, o sal e os ovos. Se a massa ficar dura e/ou quebradiça, junte 1 ou 2 ovos (acrescente aos poucos). Quando ela se apresentar lisa e uniforme, abra a massa como um rolo chegando a espessura de ½ cm.
Modo de forrar as formas:
Corte a massa já aberta do tamanho de sua forma. Unte a forma com manteiga e farinha de trigo. Montando o fundo da forma, corte a massa para fechar as laterais (ou fazer as bordas) da torta. E com as pontas dos dedos vá unindo fundo e lateral.
Descarte as aparas de massa. Se sua torta for coberta, faça uma rodela ou um corte de acordo com o tamanho da sua forma. Depois de recheada cubra com a massa, apertando toda a borda com os dedos para que todos os lados se unam. Ao acrescentar o recheio ele deve estar frio. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, ou até a massa esteja dourada.
IMPORTANTE: Enquanto assa, a torta perde um terço do peso, por causa da água que evapora. Se todo esse vapor ficar preso no interior, a torta vai inchar e deformar, deixando o recheio escorrer. Para liberá-lo é preciso fazer pequenos cortes na superfície. Com a ponta da faca, ou você pode fechar a massa de forma tradicional, através de tiras (como nas fotos).
Para servir: A temperatura é essencial na hora de servir à torta. Quando ela acaba de sair do forno, o recheio fica líquido. Por isso, espere esfriar para que as fibras da fruta fiquem mais sólidas. Assim a fatia vai manter sua forma quando cortada e servida no prato. A torta pode ser harmonizada com sorvetes e caldas de frutas.
Referências: The Pie Academy Livro: Comer Bem – Dona Benta Edição 48 – 1960