Setembro, o que colocar na cesta?
Mais do que consumir os alimentos da estação e estar atento a alta dos preços, dicas de como economizar ou como planejar o seu cardápio semanal, devemos falar sobre desperdício. De acordo com relatório de março deste ano, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a maior parte do desperdício está ocorrendo dentro de casa. Os dados mostram que somos responsáveis pelo descarte de 11% de todo alimento produzido no mundo. Parece pouco, mas isso representa mais de 930 milhões de toneladas de alimentos jogados no lixo.
Nos mercadinhos e feiras, este número chega a 5%, e parte do desperdício é resultado de produtos descartados por estarem próximos da data de vencimento ou apenas por não serem esteticamente bonitinhos.
Não entendeu o esteticamente bonitinho? Dê um pulo no arquivo de 2014 “AS FRUTAS E OS VEGETAIS INGLÓRIOS”, onde uma rede europeia de supermercados incentivou as pessoas a olhar para esses alimentos com bons olhos. O projeto mostrou que é possível reduzir o desperdício trabalhando com boas iniciativas. E, ideia boa é ideia colocada em prática, no Brasil já encontramos empresas que lutam e buscam alternativas para evitar o desperdício como A Fruta Imperfeita, um delivery de alimentos saudáveis e gostosos, porém não tão atraentes quando estão nas bancas dos sacolões e mercados. E a Comida Invisível, empresa que conecta quem quer doar um alimento em bom estado – podem ser pessoas, empresas e restaurantes – com quem precisa de comida, por meio de geolocalização, sem qualquer transação financeira.
Então quando forem às compras prestem atenção nos alimentos, mas antes, dê aquela olhadinha na geladeira. Pode ter coisas boas e esquecidas por lá!
Frutas: abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina.
Verduras: alho-poro, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva-doce, espinafre, louro, ora-pro-nobis e orégano.
Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pimentão e rabanete.