#queijo Mogiana
O #queijo do dia é o Mogiana, produzido na Fazenda Atalaia. A peça é produzida com leite cru e recebe na receita a adição de urucum, por isso a tonalidade alaranjada. O nome dado ao queijo foi uma homenagem dos produtores a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que possuía uma ramificação na cidade de Amparo, onde está localizada a fazenda.O queijo passa por uma maturação mínima de 90 dias, tem massa untuosa e aromática, é cremoso e no paladar apresenta leve acidez. A beldade tem um derretimento bom, por isso é comum ser utilizado em racletes e sandubas.
A Fazenda Atalaia, foi construída em 1870, tem mais de 140 anos e começou suas atividades no plantio do café. Depois de várias mudanças, vem desenvolvendo por mais de 10 anos uma produção de queijos artesanais brasileiros usando o leite produzido na própria propriedade por vacas Holandesas. Os queijos são maturados em uma sala de taipa, unindo história e inovação.
Onde? A Fazenda Atalaia está localizada na rodovia SP 352, Km 137,3 Amparo. Funciona diariamente das 08h às 17h. Aos finais de semana eles oferecem café da manhã com visita histórica guiada. Informações: (19)3807-5545