Ingrediente da Vez: Pimenta
Pimenta-dedo-de-Moça ou Pimenta-chifre-de-veado
É uma variedade da espécie Capsicum baccatum var. endulum, originária do Brasil. Possui ardência (pungência) e aroma suaves, sendo uma das pimentas mais famosas do Brasil.
Ela apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro). Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeño, é uma pimenta saborosa. Ela pode ser utilizada em molhos e em uma grande variedade de pratos como: frutos do mar, carnes bovinas e aves.
Pimenta Branca
Extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino, mas menos aromática. Ela é utilizada em pratos que não permitem ingredientes que alterem sua cor, como o molho branco. Em conservas de legumes costuma-se utilizar a especiaria em grãos, em molhos picantes e temperos para carnes, utiliza-se ela moída.
Pimenta Calabresa
Proveniente da Europa, é uma espécie extremamente picante, encontrada na América, principalmente no Braasil. Use-a nas preparações de molhos picantes para carnes, peixes, na linguiça e na cobertura para lombos. Na azeitona preta e queijo, use-a com orégano e azeite.
Pimenta Chilli
Use-a com moderação pois é uma das pimentas mais ardidas.
Pimenta-do-reino
Em cachos, proveniente de uma planta trepadeira largamente cultivada na região do norte do Brasil e nativa do sudeste indiano, é a especiaria mais consumida no mundo. Moída sempre na hora, utilize-a em saladas, molhos, queijos, carnes e peixes. Em grãos, use-a em conservas e recheios de linguiças. É a rainha dos tempeiros.
Pimenta da Jamaica
Nativa do oeste da Índia e América Latina, seu sabor lembra a combinação de canela, noz-moscada, e cravo. Ingrediente de tempero sírio (Ba Har), deve ser utilizada na condimentação de carnes, frangos, peixes, no pickles e em alguns doces.
[…] Pimentas Como comprar, conservar e harmonizar pimentas […]