Ingrediente da Vez: Moranga
Moranga Japonesa
Conhecida como abóbora tetsukabuto ou moranga Japonesa, ela tem a forma globular achatada e sua casca é rugosa com gomos suaves. A abóbora é um fruto da aboboreira Cucurbita e membro da família das Cucurbitáceas da qual também fazem parte melancias e melões.
Cultivadas no mundo todo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, e até mesmo por fins ornamentais, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo.
Jerimum
Conhecidas como jerimum, no Norte e como moranga, no Sul. Do Ingrediente usa-se tudo: sementes, brotos e até as flores. As sementes podem ser torradas servindo de um delicioso petisco. Já as flores podem ser servidas à milanesa, recheadas ou servidas em ensopados. A moranga fica bem recheada, servida como suflê, caldo ou até mesmo assada com mel – um dos nossos pratos favoritos.
Possuem baixo teor calórico e alto valor nutritivo. Ricas em caroteno, vitaminas do complexo B e sais minerais.
Origem histórica
Acredita-se que a abóbora seja provavelmente nativa do México e do sul dos EUA. Segundo pesquisas, ela já fazia parte da alimentação das civilizações Maia, Asteca e Inca. No Brasil, as abóboras têm sido cultivadas há anos e estavam inseridas na alimentação dos indígenas antes mesmo da colonização.
Tipos
Dentre as principais espécies de abóbora presente no Brasil pode-se destacar a Cucurbita Moschata, Cucurbita Maxima e Cucurbita Pepo, sendo todas estas espécies de polinização cruzada, o que significa que existem abóboras destas espécies encontradas em diferentes formas, cores e texturas.
As abóboras podem ser descritas como frutas de formato redondo e achatado, geralmente de coloração laranja avermelhado, porém existem espécies de coloração amarela, verde escuro, branco e até mesmo cinza, e sua casca é grossa e lisa, com algumas nervuras. Suas sementes são pequenas e lisas e na maioria das vezes comestíveis.
As abóboras são cultivadas em clima quente (temperatura entre 20 a 35ºC), pois todas as espécies não sobrevivem a temperaturas abaixo de 10°C. Dentre os maiores produtores podemos destacar: EUA, México, China e Índia. A polpa da abóbora é doce e bastante saborosa. Por isto é muito apreciada na culinária, sendo preparada de diferentes maneiras.
Benefícios para a saúde
A moranga é rica em betacaroteno, Vitamina C, E e do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e potássio. As suas sementes e os óleos extraídos delas são ricos em zinco, gorduras insaturadas benéficas ao coração e ferro.
Receitas que você pode gostar:
Creme de Moranga
Purê de Moranga
Referências:
Site Espaço Nutrição
Ingredientes, Loukie Werle e Jill Cox
[…] da Vez: Moranga Japonesa Receita do dia: Creme de Moranga com […]
[…] 300 g de abóbora japonesa 20 ml de mel 5 ml de água Sal e pimenta do reino (a gosto) 1 colher (sopa) de Salsa […]