Focaccia
Preparar o seu próprio pão é um processo bonito, aromático e terapêutico. Faz bem pra alma e perfuma a casa. Preparar o seu próprio pão em um dia jururu é a melhor coisa que você pode fazer por você mesmo.
Bom, por aqui o assar do pão funciona como terapia, a massa vai crescendo o aroma vai exalando um sentimento bão e no fim é só cortar uma fatia e agradecer.
A Foccacia está entre as minhas receitas favoritas então aproveite, pois está é a minha xodozinha.
Receita | Ingredientes:
515 g de farinha de trigo
355 ml de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico
3 colheres (sopa)de azeite
1 colher (chá) de sal
Alecrim, azeite e sal grosso (flor de sal) para finalizar.
Modo de preparo | Peneire a farinha com o sal e reserve. Dissolva o fermento em 350 ml de água MORNA e reserve por 5 minutos.
Faça um buraco na farinha de trigo e acrescente o fermento e 3 colheres de azeite e vá integrando os ingredientes, vá adicionando a água morna restante se necessário.
O ponto da massa sovada para a focaccia é todos os ingredientes misturados e a massa ainda úmida e elástica.
Transfira a massa para um recipiente untado com azeite e deixe descansar por cerca de 1 hora coberta com um pano de prato. Ela tem que dobrar de tamanho.
Após o tempo de descanso forre uma travessa com papel manteiga e azeite, abra a massa com delicadeza para que ela não perca o ar. Após aberta faça incisões com os dedos e finalize com um bom azeite, sal grosso e raminhos de alecrim.
Deixe a massa descansar por mais 30 minutos e leve ao formo preaquecido por 15 minutos ou até apresentar um leve dourado.
Caso tenha tomatinhos em casa recomendo usar na finalização.