Dia do Macarrão | Desafio Santa Amália
Macarrão Day | As histórias que rondam a origem da massa passa por Jerusalém, China e Itália. O macarrão surgiu logo que o homem descobriu que moer cereais e misturar eles na água surgiu um novo alimento. Com a mistura era possível obter uma pasta cozida e assada. Segundo dados, as primeiras massas surgiram nas civilizações babilônicas cerca de 2500 a.C e tratavam-se de misturas cozidas de cereal e água. A massa do jeito que a gente conhece hoje apareceu em Jerusalém, no século V, nos rituais judaicos em que os hebreus apreciavam uma espécie de farinha cozida em água, chamada de Itriyah.
Essas histórias são cheias de controvérsias. A versão mais aceita é de que os árabes tenham criado o macarrão e posteriormente levado ele para Sicília no século IX. A região era um dos mais importantes centros comerciais da época, os navegadores transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, difundindo o macarrão por várias regiões, inclusive na Itália. Logo, não foram os italianos os benfeitores desta invenção, porém, eles tiveram a maior contribuição na história do macarrão, eles são responsáveis por mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa, incorporando a massa a farinha de grano duro e os melhores molhos.
Dia do Macarrão
O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 1998, pela Internacional Pasta Organization (IPO) durante um congresso sobre massas em Roma. Já no Brasil, em dezembro de 2008, a Presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 1305/14, em que fica instituído a data de 25 de Outubro como o Dia Nacional do Macarrão em todo território Brasileiro.
A gente ama uma massa e não podíamos ficar de fora da comemoração e pra celebrar aceitamos o convite da Santa Amália em participar de uma aula com o Chef Felipe Rameh, do Restaurante Alma Chef. Na ocasião aprendemos o passo a passo do preparo do Espaguete à Carbonara e que você pode acompanhar no vídeo abaixo:
Dicas para um macarrão perfeito:
- Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora para cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem.
- 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água. Mas coloque-o na água só depois de ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. Se acrescentar antes, ela demora mais para ferver.
- Para saber se a massa está no ponto, corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só.
- Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. Para isso, o importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes.
Desafio #almadechef Santa Amália receita aqui Ô: Fettuccine com lombinho suíno