Dia da Pizza | Ingrediente da Vez

Dia da Pizza | Ingrediente da Vez

A pizza é considerada um dos lanchos mais maravilhosos da vida, estima-se que no Brasil sejam consumidas cerca de 1 milhão de unidades do alimento por dia – o que coloca o país entre os maiores consumidores internacionais.

No país, o dia da pizza é comemorado no dia 10 de julho, data instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Na época ocorreu um concurso estadual em São Paulo que elegeu as 10 melhores receitas mussarela e margherita da cidade. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de encerramento do evento, como data oficial de comemoração.

Mustache | Belo Horizonte Foto Ingrediente da Vez

Para comemorar a data separamos uma receita e 10 curiosidades lá do Guia dos Curiosos, que rondam essa data tão maravilhosa que devia ser comemorada todos os dias 🙂 Só acho!

 

Receita pizza | Margherita

10 curiosidades | PiZZA

  1. A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam a massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e a assava em tijolos quentes. E a novidade foi para a península da Etrúria, na Itália.
  1. No país, o prato foi o principal alimento dos pobres do Sul. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e comida como sanduíche. Quem podia, colocava queijo, linguiça ou ovos por cima.
  1. A partir do século XVI, a novidade começou a ser apreciada na corte da Nápoles. Porém, tinha formato retangular. A forma arredondada só foi adotada durante a 2ª Guerra Mundial. Além de dar menos trabalho na hora de abrir a massa, a pizza redonda evitava desperdícios. Afinal, para deixar o prato retangular era necessário cortar as bordas.
  1. Em maio de 2004, os legisladores italianos fizeram um projeto de lei estabelecendo regras para o preparo da autêntica pizza napolitana. O documento tem oito artigos e seis cláusulas. Uma delas decreta que a pizza tenha de ter até 35 centímetros de diâmetro e borda de 2 centímetros de altura.
  1. Segundo João Carlos Demarco, diretor de gastronomia da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, em 11 de junho de 1889, o mestre de cozinha Rafaelle Esposito recebeu a visita da rainha da Itália em seu restaurante, na cidade de Nápoles. Em homenagem a ela, Esposito preparou uma pizza com as cores da bandeira italiana. O vermelho foi representado com rodelas de tomate, o branco com queijo e o verde com folhas de manjericão. A massa ganhou o nome da majestade: Margherita.
  1. A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube. Mas, após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás. A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de S. Paulo.
  1. Nos Estados Unidos, são consumidos 100 acres de pizza todos os dias. São 350 fatias por segundo. 94% dos norte-americanos comem pizza regularmente. As datas em que as pizzarias mais faturam são: a noite da final do Super Bowl, a noite de Ano Novo, o Halloween, a véspera do feriado de Ação de Graças e o dia 1 de janeiro. Eles consomem 115 mil toneladas de pepperoni todos os anos. É o sabor de pizza mais popular no país (corresponde a 36% dos pedidos). Cada norte-americano come 46 fatias de pizza por ano.
  1. Os japoneses preferem pizza de Mayo Jaga (maionese, batata e bacon).
  1. A palavra “pizza” vem do latim picea, que designa o objeto torrado pelo fogo.
  1. A maior pizza já confeccionada tinha 37 metros de diâmetro. Para fazer a massa, foram usadas 4,5 toneladas de farinha, 90 quilos de sal, 1,8 toneladas de queijo e 900 quilos de molho de tomate.

Dicas: Guia dos Curiosos