Broinha de Fubá
Hoje, 5 de julho, celebramos o Dia da Gastronomia Mineira. A data surgiu em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, autor de Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros.
E como bons mineiros, preparamos uma mesa farta, típica para celebrar o dia! A receita da mineiridade é isso, a imagem do mineiro a partir da sua cozinha, memorias e vivências. Do seu fogão a lenha, do tacho de doce de leite, da comida fresca, perfumada e afetiva.
Quando conto sobre a nossa cultura alimentar, não falo sobre o feijão tropeiro ou da broa de fubá. Eu compartilho histórias e minhas memórias. E para mim, a celebração mineira é sobre isso. O cafezinho acompanhado de pão de queijo, do tutu com uma cachacinha.
Para o café de hoje tem broa de fubá de canjica cozida e café quentinho.
Broinha de Fubá de Canjica
Ingredientes:
200g de açúcar cristal
200g de fubá mimoso
240g de fubá de canjica
375ml de água
380ml de leite
125ml de óleo
1 pitada de sal
6 ovos
Modo de preparo:
Forno preaquecido a 200° C
Em uma panela de fundo grosso misture: os secos com os líquidos (sem os ovos) Coloque o leite aos poucos e vá misturando.
Ligue o fogo e vá cozinhando a massa como se fosse uma polenta firme, quando ela começar a descolar do fundo como a massa da coxinha, desligue o fogo e deixe ela amornar.
Misture com uma colher de pau para ir esfriando. Com a massa morna, acrescente um ovo por vez.
Quando estiver tudo misturado e firme, boleie uma colher de massa, dentro de uma xícara untada com óleo e fubá, sacode a xícara e transfira a massa para uma assadeira polvilhada de fubá. Asse entre 20 e 30 minutos e passe um cafezinho.