é verão no D’Agostim di Paratella
Restaurante D’Agostim di Paratella apresenta novo menu com pratos equilibrados para o verão revelando que nem só de massas vive um bom italiano. Comida leve, fresca, com aromas do mar e ingredientes autênticos italianos que mantém o prazer da boa mesa. Comida para ser comida e celebrada de forma extraordinária. Em um menu degustação de onze tempos, provamos e aprovamos que o Chef Matheus Paratella é um nome que deve ser lembrado quando o assunto for: criatividade, qualidade e originalidade.
Para brincar com o paladar o chef serviu de “Amuse Bouche” um delicado dadinho de bacalhau com purê de maçã e pimenta, revelando o que poderíamos esperar daquela noite: um banquete regado a aromas e sabores.
Baci e Abbracci, biscoito crocante de amêndoas e avelã, creme de baunilha e camarão. Foto Ingrediente da Vez
Pimentões assados viraram arte na mão do chef. Trançados eles receberam gotas de bagna càuda, um molho preparado à base de anchovas. O ponto alto do Il Piemonte in un Boccone está nos mínimos detalhes, o avelã trazido na mala de Alba e o floco de arroz deram textura e a flor de sal realce no paladar.
Na foto (em destaque), uma rica salada de polvo típica de Ligúria, região localizada ao noroeste da Itália próxima ao mar. O prato nomeado de La Liguria faz festa no paladar – no ponto e acompanhado de aspargos, berinjela, azeitonas, abobrinhas, alcaparras e pesto genovese, o polvo é de comer rezando.
Entre outros pratos que degustamos está o Tagliolini all’ aglio, olio e peperoncino. Uma massa levíssima, aromática e que é literalmente a cara da estação. Para os fãs de bacalhau, o Papa col pomodoro e baccalá (bacalhau assado, acompanhado de papada de tomate, típica de Napoli, finalizado com creme de espumante) é indescritível, posta de bacalhau com sabor suave e que pode ser comido em lascas, até para quem não é fã do peixe é um prato surpreendente.
Filetto, Feno, Nocciole – prato incrivelmente aromático, que, segundo o Chef, lembra as fazendas italianas. Filé Mignon Angus, assado no Feno com cascas cítricas, acompanhado de creme de avelãs e berinjela à parmegiana. Da região da Sardenha, o chef nos presenteou com delicados Culurgiones, recheados e servidos sobre um espesso e saboroso molho de tomate.
De sobremesa, affogato com café expresso e telha de chocolate e um SENSACIONAL suspiro de limão. Espuma de creme de leite fresco, coulis de morango e sorvete de iogurte com crocante de avelã de querer comer em quantidade absurdas.
Se a gente puder deixar um conselho seria: aproveitem, desfrutem e ouça com atenção a descrição de cada prato. Entenda que não é só mais uma salada de polvo ou uma massa qualquer. Em cada prato há dedicação, técnica, estudo e o essencial da boa mesa, boas colheradas de amor de quem realmente ama estar na cozinha. O verão vai acabar então é melhor correr. #Ficadica