Pelo fim das frutas cristalizadas: chocotone
Ingredientes:
(Massa para 2 panetones de meio quilo)
½ kg de farinha de trigo especial sem fermento
½ xícara de açúcar refinado
4 gemas
3 colheres de sopa cheia de manteiga
Essência de panetone
100g de uva passa
100g de frutas cristalizadas
200 g de chocolate picado ou gotas de chocolate
280 ml de água gelada
45g Fermento fresco ou 15g de instantâneo
Óleo para untar1 pitada de sal
2 formas de panetone de papel
Modo de Preparo
Usar na batedeira o batedor de massa pesada (em formato de anzol)
Preparo da ‘esponja’
Coloque na vasilha da batedeira 300 g de farinha de trigo e as 15g de fermento instantâneo e misture um pouco sem ligar a batedeira e depois ligue o aparelho. Comece em velocidade baixa e vá acrescentando água aos poucos. Quando já tiver bem misturado retire a massa. Jogue um pouco de farinha na bancada, coloque a massa e cubra com um plástico. Deixe descansar por 20 minutos.
Reforço da massa
Enquanto a esponja descansa, coloque na vasilha da batedeira o restante da farinha de trigo, o açúcar, uma pitada de sal, as gemas, a essência de panetone e a manteiga. Bata até misturar por completo.
Após os 20 minutos de descanso, junte a esponja (corte ela em pedaços menores) ao reforço que já está na batedeira. Ligue a batedeira em velocidade baixa. Bata por cerca de 10 minutos.
Para saber o ponto da massa, unte a mão com óleo. Pegue um pedaço da massa e estique. A massa não pode rasgar. Se não tiver no ponto, bata mais um pouco.
Montagem do panetone ou chocotone
Divida a massa em duas partes. Unte a bancada com óleo e abra a massa com os dedos. Coloque as frutas cristalizadas e as uvas-passas. No caso do chocotone, coloque o chocolate. (o recheio pode ser também de chocolate com damasco, castanhas, geleias). Feche a massa como se fosse um envelope. Sove com a palma da mão. Após estar bem misturada faça o boleamento, que é deixar a parte de cima lisa e todas as emendas em baixo. (veja no vídeo a técnica do boleamento). Coloque a massa na forma.
Deixe a massa na forma guardada em lugar fechado por cerca de 40 minutos para fermentar. O chef indica dentro do forno desligado. Deixe crescer até mais ou menos dois dedos antes de atingir o topo da forma.
Leve para assar em forno pré-aquecido, 180°C, por aproximadamente 50 minutos. Para saber se ficou pronto, fure o panetone com um palito e ele deve sair seco. No caso do chocotone, o palito pode molhar com chocolate.
Se gostarem do autentico panetone com frutas cristalizadas é só acrescentar a receita as gramas especificas na receita.