Torresmo

Torresmo

Torresmo

    O famoso torresmo a pururuca é um petisco feito a partir da pele do porco com gordura, (toucinho de barriga), cortada em pequenos pedaços e frita até ter a consistência crocante. A iguaria é uma contribuição da culinária portuguesa, com algumas adaptações trazidas pelos escravos da África.
No Brasil, o torresmo passou a ser comercializado como comida de boteco, um delicioso petisco associado à comida mineira, sendo apreciado acompanhado de um aperitivo – aguardente – e utilizado também na feijoada e no feijão tropeiro.

IMG_9490

Ingredientes:
250g Toucinho de barriga;
2 dentes de alho, bem picado;
50 ml Óleo;
Pimenta do reino moída (a gosto)
Sal e bicarbonato de sódio (uma pitadinha);
1 dose de Cachaça Vale Verde (prata);

Modo de Preparo:

Corte o toucinho em cubos ou em pedaços retangulares, ponha numa tigela e tempere com sal e alho. Deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos. Coloque a cachaça e uma pitada de bicarbonato de sódio. Ponha o toucinho e o óleo numa panela grossa, leve ao fogo alto e deixe começar a fritar; Abaixe o fogo e frite os torresmos, mexendo de vez em quando, até ficarem cozidos, porém ainda macios. Tire os torresmos com uma escumadeira e reserve. Aqueça bem a gordura (180°C) sem deixar saturar, e volte os torresmos para pururucar. Se necessário, coloque mais óleo e uma folha de louro na gordura para aromatizar. Escorra sobre papel absorvente, passe para um prato e sirva imediatamente.