Legumes assados em 10 dicas
#segundasemcarne Legumes assados são sempre bem-vindos na nossa cozinha. Além de ser prático, fica uma delícia. Preparamos sempre aos domingos e dividimos em pequenas porções para a semana. Veja 10 dicas de como preparar seus legumes no formo.
Faça a seleção dos legumes que você mais gosta. Na cozinha do Ingrediente da Vez, temos o costume de utilizar: Abóbora, beterraba, batata, cenoura, abobrinha, berinjela, dentes de alho e tomate cereja. Vale ficar atento a sazonalidade dos alimentos assim você economiza e comprar alimentos frescos e ricos em nutrientes.
10 dicas para cozinhar legumes no forno:
- Sempre use formas antiaderentes, sempre. Se não tiver, recomendo usar papel alumínio para evitar que o alimento grude na forma. Legumes assados em formas com antiaderente desgastado só provocam desperdício.
- Corte os legumes respeitando a medida de mais de 1 centímetro pode ser fatias, rodelas e palitos, assim todos irão cozinhar juntos.
- Higienize a abóbora cabotia e asse com a casca verde (fica delicia) um azeite, mel e sal.
- Sálvia e alecrim são ervas perfeitas para dar aroma e sabor aos legumes.
- Para assar tomates. Corte-os em rodelas bem grossas e fique de olho para não queimar.
- Legumes duros, mandioquinha e mandioca, precisam ser pré-cozidos antes de serem assados.
- Asse cebolas sem tempero e se surpreenda com doçura desse legume!
- Lave uma cabeça de alho, corte sua tampa e adicione sal, azeite e pimenta do reino. Leve ao forno junto com os legumes. Além de perfumar, o alho vira um delicioso aperitivo com sabor suave.
- Pingue fundo de legumes sobre os legumes quando estiver assando, para dar ainda mais sabor e para não deixar ressecar.
- Batatas podem ser passadas no azeite e temperadas com ervas finas, sal, pimenta e queijo ralado.