Junho: Dicas de como conseguir uma sopa quentinha
Junho chegou, e com ele todo aquele frio que estava acumulado no infinito verão deste país tropical no qual moramos.
O frio chegou, e com ele toda aquela necessidade de se tirar do armário agasalhos e cobertores que estavam lá empoeirando desde 13 de julho de 2015, último dia de frio que havíamos tido nessa terra brasilis, de acordo com os registros do INPE.
E é aí que mora o perigo.
Ácaros, alergias e até bactérias congeladas por criogenia no meu guarda roupa saem para fazer a festa no meu corpo: um arraiá de rinite no meu nariz! A maior Festa Junina microbiana do mundo!
Junto a eles madrugadas de baixas temperaturas em claro, muito quentão pra dentro e arraiás divertidíssimos, e pronto: está feito o shake de baixa imunidade causado pela esbórnia junina (uma versão caipira do ‘sexo-drogas-e-rock-‘n-roll’).
Para que vocês não sejam derrubados da mesma forma que eu já fui logo na primeira semana de junho, quase queimando a largada de São João, segue uma receita de sopa bastante nutritiva que deu muito certo para eu recuperar meu corpo:
Sopa Nutritiva “Sara Resfriado”
Ingredientes:
– Gripe em estágio avançado (pode ser qualquer sintoma, de nariz entupido a garganta inflamada)
– Whatsapp
– Charme
– Alguém que se preocupa contigo
– Google
Modo de preparo:
Fique doente. Tenha tosse contínua, princípios de febre e tudo mais. Espirre bastante. Pegue o seu whatsapp e avise, à pessoa que gosta de ti, que você está muito mal. Pode ser pai, mãe, amigos, namorado, peguete ou alguém que quer te pegar.
Atenção: nesta fase do preparo da sopa, você está sujeito a levar sermões do tipo “Também, fica na esbórnia fim de semana inteiro.” ou então “Eu falei pra você colocar casaquinho, não falei?”.
Utilizando o seu charme, convença a pessoa a fazer uma sopinha pra você. Ela deve entrar no Google e procurar uma receita bem gostosa e saudável.
Enquanto você continua fazendo charme deitado na cama embaixo das cobertas, a pessoa vai ao mercado, compra os ingredientes da receita e pica tudo o que irá para a panela.
MUITA ATENÇÃO ESSA HORA! Caso a pessoa precise de ajuda, tussa bastante ou reclame de alguma dor (de cabeça, por exemplo). Pode fingir que está dormindo também.
Assim você garante sua posição confortável e quentinha, enquanto é mimado pela pessoa que está ralando no fogão.
No meu caso, a sopa levou batata inglesa, brócolis, inhame, mandioquinha, cebola ralada, cenoura, frango e cebolinha, que eu planto organicamente aqui em casa e dá um toque especial até em omeletes.
Sal a gosto e um tablete de caldo Knor.
É preciso fritar levemente o frango primeiro, depois misture tudo numa panela com água fervendo e deixe cozinhar por uma hora, mais ou menos.
Aproveite esta espera: em 60 minutos se pode fazer muito mais charme de doente carente. No meu caso, deu tudo muito certo e a sopa ficou deliciosamente nutritiva, e absurdamente gostosa.
Único porém é que eu nunca tinha feito algo do tipo aqui em casa, e não tinha os utensílios mínimos para se servir uma sopa. Ela acabou sendo posta num potinho de plástico. SHAME ON ME!
Então não faça como eu e não passe vergonha na frente dos outros. Anote a minha lição aprendida, comprando/tendo em casa:
– Prato fundo
– Concha
– Panela de pressão (dependendo dos ingredientes, como inhame e mandioca, pode ser necessária)
—
O Ministério da Saúde adverte: você pode ficar tão bom da gripe depois dessa sopa que será necessário retribuí-la dando atenção, massagem ou sexo à pessoa que cozinhou e cuidou de ti.
O Ministério da Saúde também adverte: se os sintomas continuarem, procurem o médico. Não quero ser acusado de nada aqui, e esta minha sopa não possui nenhuma eficácia comprovada em testes de laboratório.
Angelo Lameu, 29 anos.
Engenheiro de Produção
Um mineiro em São Paulo.