Gin Fizz

Gin Fizz

Ingrediente da vez: Gin

Considerada uma bebida forte, o gin é um destilado à base de cereais e zimbro. Seu teor alcoólico é superior ao do uísque. Sua origem foi datada no século XVII, onde Dr. Franciscus de la Bõe, também conhecido por Dr. Sylvius, apareceu com uma receita de Gin. Naquela época o gin tinha o nome de Geniévre e era utilizado apenas como um produto medicinal barato e de ótima qualidade diurética, devido à utilização do Juniper Berry (zimbro).

Depois de destilado, o gin sai do alambique com um teor alcoólico muito elevado, inapto ao consumo. Para reduzir esse teor alcoólico é adicionada água destilada. A aromatização é feita com bagas de zimbro, cujo óleo essencial transmite à bebida o sabor que a caracteriza. Seu teor alcoólico varia entre os 43% e 47%.

Por ser de fabricação fácil, o Gin foi produzido durante anos ilegalmente. Apenas uma empresa detinha o monopólio da produção. Por ser barato, o gin, foi considerada uma bebida para pobres e, ao mesmo tempo, como produto medicinal. Era receitada às mulheres como relaxante para os nervos. Por este motivo o Gin teve diversos nomes: “A Delícia das Senhoras” ou “A Ruína das Mães”.

Há vários tipos de Gin e os mais conhecidos são:

– London Dry Gin
– Old Tom Gin (já quase extinto)
– Plymouth Gin
– Sloe Gin
– Genever

Usei na receita do dia foi o London Dry gin

IMG_7469

 

Receita do dia: Gin Fizz (adaptado)
Ingredientes:
1 dose de Gin;
1/2 colher de açúcar;
1 dose de suco de limão siciliano e suco de limão taiti (misturando os dois);
2 fatias de limão;
Gelo;
Água tônica – Até completar o copo;

Modo de preparo

Bater os três primeiros ingredientes na coqueteleira, com pedras de gelo. Servir em um copo long drink com canudo. Completar com água tônica. Decorar com as rodelas de limão. Servir!

Fonte: Gastronomias.com
Fotos: Ingrediente da Vez