Ingrediente da Vez: Alho
Uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem. Símbolo da vida e das virtudes foi utilizado até como moeda de troca. Existem infinidades tanto na culinária como para fins medicinais, o alho é ingrediente básico de molhos, muitas vezes faz par com a cebola em várias preparações. Atualmente, a China, Coreia do Sul, Índia, Espanha e Estados Unidos estão entre os principais produtores comerciais de alho.
Em relação a sua origem há controvérsias, há relatos de sua origem há cerca de seis mil anos. Estudos indicam que o ingrediente tenha sido descoberto na Ásia, mais especificadamente no deserto da Sibéria, de onde teria sido levado para o Egito. Existe variedades de alho e você descobrir uma a uma aqui: Allium. No Brasil, o alho é utilizado mais para temperar receitas e vez ou outra como Ingrediente Principal.
Como comprar: as cabelas devem ser redondas, uniformes, cheias e com a parte exterior sem marcas ou manchas. Os dentes devem ser grandes, firmes e unidos. Evite comprar cabeças de alho com dentes soltos, moles e murchos.
Como armazenar: o alho deve ser guardado em lugar fresco, seco e levemente arejado. Caso contrário eles irão mofar e murchar.
Erros ao utilizar o alho: o aromo do alho é um dos mais marcantes em uma cozinha. O erro mais comum é cozinhá-lo em fogo alto, queimando-o rapidamente.
Dicas de como utilizar: Uma opção para amenizar o sabor do alho é fervê-lo em água. Isso preserva sua forma e deixa o sabor mais delicado. Assar o alho no formo é outra forma de potencializar seu sabor e aroma e conferir uma cor caramelo.
Leia também: Alho Negro
Fundo de legumes: utilize a cabeça de alho cortada ao meio com casca e cozinhe com legumes. Confere sabor e aroma ao fundo.
Picado: dentes de alho picado sem casca bem picado podem ser refogados junto com a cebola na manteiga ou no azeite na preparação de risotos, massas, arrozes e para saltear legumes.
Assado: use a cabeça inteira do alho, sem separar os dentes e com um corte de faca na ponta. Tempero o alho com sal, azeite e ervas e leve para assar. O alho neste processo de cocção adquire um sabor mais adocicado.
Caramelizado: dentes de alho sem casca cozidos em um caramelo de açúcar e vinagre balsâmico.
Frito: na finalização de um prato ou salada.
Ainnn que legal. Ótimo post.
Amo alho, uso em quase tudo também.
Parabéns!
Vanessa Melo <3
https://meloemulkey.com/
Obrigada Vanessa,
aqui em casa só não pode faltar amor e alho rsrs
Abraços.
🙂