Farofa de banana e cogumelo
Farofa, mais brasileiríssima impossível. O prato nada mais é que a mistura de farinhas, as mais comuns mandioca e milho, que vão ao prato torradas ou escaldadas, acrescidas de ingredientes certeiros como uma bela colher de manteiga. Há também as novas versões com farinha panko (de pão), de castanhas, pistache, peixe e até de pão de queijo. Acredito que trazemos a farofa na memória por apreço a todas que já comemos ao longo da vida ou por adesão ao termo/apelido “farofeiro”, dado aqueles, como eu, que adoram carregar comida na bagagem.
Tem farofa para todos os gostos – só buscar na memória as versões já provadas nas festas de fim de ano, assim como farinhas. Aqui em casa, o segredo é manter a farinha crocante e dourada e os acompanhamentos suculentos e úmidos. Hoje tem farofa de banana e cogumelo, bora aprender?
#segundasemcarne
Receita | Deu farofa
Ingredientes:
400g de farinha panko (de pão)
1 fio de azeite
1 banana da terra cortada em rodelas
100g de cogumelo (usei paris e shimeji)
50g de cebola branca picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de manteiga
Sal, salsinha e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Acrescente o o cogumelos e cozinhe levemente.
Acrescente as bananas e uma colher de manteiga. Quando a banana começar a dourar, acrescente mais uma colher de manteiga e a farinha, misturando levemente para não queimar. Doure a farinha, tempere com sal e pimenta e finalize com a salsinha. Simples, rápido e bom.