Bolinho de Chuva
Bolinhos de chuva imperfeitos, receita boba, mas cheia de significados. Não sei se as crianças de hoje sabem da magia que é ter um prato recheado deles.
Pretendo em breve, ensinar para o meu sobrinho que está para chegar que essas bolinhas açucaradas com canela tem gostinho de casa de bisavó, sabor e maciez de abraço.
Bolinho de chuva é uma mistura de saudade com conforto, fim de tarde depois da escola. Essas coisas que a gente vive e nem imagina que lá na frente as memórias vão vir com tudo, como hoje.
Então, salva a receita. Pois essa é daquelas mágicas, as bolinhas não saem redondinhas, vem todas com anteninhas, mas são macias e perfumadas.
Bolinho de Chuva
140g de farinha de trigo
90g de açúcar cristal
120ml de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 gota de extrato de baunilha
1 ovo
Óleo para fritar por imersão
Açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma tigela bata a manteiga com o açúcar, ovo, baunilha e sal. Vá intercalando farinha e leite, misturando delicadamente. Por fim, acrescente o fermento e misture apenas para integrar os ingredientes.
Em uma panela de fundo grosso, acrescente o óleo e deixe ele esquentar. Vá adicionado a massa com o auxílio de duas colheres, em contato com o óleo quente, a massa vai inflar. Deixe que ela doure, mexa com cuidado para ela dourar de ambos os lados.
Retire, coloque sobre papel toalha e em seguida na mistura de açúcar e canela. Sirva quentinho com café.
#dica: a cada massa colocada para fritar, molhe as colheres para colocar mais massa. Isso facilitará a massa deslizar melhor para a gordura.
Amo bolinho de chuva! Vou tentar fazer.