A gente bebe, come e aprende
A gente bebe, come e aprende muito sobre nossa cultura alimentar e o universo que ela abraça. O Ingrediente da Vez tem proporcionado pra gente (Ana e Renan) encontros e aprendizados engrandecedores e na noite de ontem não foi diferente, tivemos a alegria de conhecer a sommelier paulista Joyce Galvão que desembarcou na capital mineira para um workshop de análise sensorial de cachaça na @casa_atare_lab com os flavors da FlavorActiv. Treinar nossos sentidos é importante para identificar defeitos e qualidades nas bebidas. E isso não é só para profissionais do mercado, nós consumidores temos a oportunidade de saber e avaliar o que estamos comprando e consumindo. Esses treinamentos valem também para amantes de vinhos, cervejas e cafés.
Como treinar seus sentidos?
As análises começam com os principais gostos: amargo, azedo, salgado, doce e o umami. Após o flavor ser aplicado na água é hora de trabalhar com todos os sentidos, cores, aromas, gostos e sabores, sensações na boca e a persistência.
A sommelier serviu uma dose de cachaça para que pudéssemos conhecer o produto, em seguida a mesma foi diluída em água para que a bebida ficasse menos agressiva facilitando a identificação de todos os detalhes.
Em diferentes copos foram adicionados os flavors que remetem à vários sabores encontrados na cachaça, que podem ou não, ser bons para a experiência gustativa. Como por exemplo, a identificação de álcool superior na bebida, que não é indicado para o consumo.
Sabe quando você tem uma ressaca brava?
Então, o álcool superior é o responsável por esse efeito.
Mas afinal, o que são os flavors?
O Flavor é uma sensação fisiológica da interação entre o paladar e olfato. A sensação ao ingerir alimentos, muitas vezes chamada equivocadamente de “sabor” se refere ao flavor. A FlavourActiV é uma empresa especialista em promover boas práticas sensoriais em toda indústria de bebidas. Ela trabalha com kits para treinamentos assim como, oferece suporte para a indústria.
A sommelier Joyce é a representante da flavour ActiV no Brasil e é a responsável pela implementação dos painéis de análises para indústrias, confrarias e grupos de interesse.
O evento foi na Casa Ataré Lab, um local que tem aberto suas portas para a biodiversidade brasileira, recebendo cursos, oficinas e degustações que têm o objetivo de revelar as potencialidades e redescobertas de ingredientes nativos do Brasil.