TURISMO PELAS CERVEJARIAS MINEIRAS

TURISMO PELAS CERVEJARIAS MINEIRAS

Minas Gerais ganha guia com mais de 90 empreendimentos cervejeiros

Com os holofotes voltados para as cervejarias artesanais, produtores mineiros ganham cada dia mais espaço no crescente e concorrido mercado. Belo Horizonte que já é reconhecida mundialmente como a “Capital brasileira dos bares”, com mais de 12 mil estabelecimentos, é destaque também na produção de cervejas artesanais. De acordo com dados de 2013, o Estado produz cerca de 13,5 bilhões de litros, o que o coloca Minas em segundo lugar quando o assunto é produção de cervejas artesanais no país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul.

A cidade que reúne fábricas, lojas, restaurantes e produtores de cerveja em seu entorno, incrementa e desenvolve ainda mais o setor turístico, econômico e gastronômico de Minas com o lançamento do Mapa Cervejeiro.

IMG_9131Com o intuito de promover o turismo experimental o projeto lançando na noite de ontem, oferecerá aos apaixonados pela bebida, indicações geográficas de onde degustar, comprar e apreciar sua cerveja. Segundo a organizadora do circuito Cindra Gomes, “O projeto é uma plataforma de integração das ações e dos agentes do setor cervejeiro com agentes do trade turístico para fomento de ações estratégicas de crescimento e fortalecimento do turismo de experiências cervejeiras em Minas Gerais”.

Além de conhecer as rotas cervejeiras, o Mapa pretende impulsionar as fábricas a abrir as portas ao consumidor para oferecer tours guiados. “Vamos incentivar os proprietários a oferecer serviços personalizados para que as pessoas conheçam a produção da cerveja de perto, acompanhadas de um sommelier. Hoje, as poucas que fazem isso restringem o serviço aos fins de semana. Sendo que, num modelo de turismo, seria interessante ter visitações em mais dias”, ressalta Cindra.

A primeira edição do Mapa registra 59 cervejarias, em 39 cidades mineiras, além de 32 bares, restaurantes e hotéis com carta de cervejas especiais. “Queremos que as pessoas descubram o mundo sensorial relacionado à cerveja: o aroma dos ingredientes, a textura da bebida, a beleza de uma taça bem servida, o ambiente acolhedor e divertido, a tecnologia por detrás da produção, os cuidados na preparação das receitas e tudo mais o que puder ser estimulado aos olhos, aos ouvidos, à boca, ao tato e ao olfato”, destaca a organizadora.

Se beber não dirija!

Como incentivo ao circuito, o Mapa Cervejeiro fechou ainda uma parceria com a startup PickMeApp, que oferece um serviço de transporte gratuito para os clientes dos estabelecimentos parceiros. As vans do PickMeApp buscam os usuários no local que desejam (dentro da região contratada pelos parceiros), levam para os estabelecimentos e retornam com eles para o local de partida. Isso possibilita um aumento do ticket médio nos bares, maior fluxo de pessoas, fidelização de clientes, além da segurança e comodidade de ter um motorista profissional à disposição.

O Mapa estará disponível gratuitamente a partir desta quinta-feira, 28, em bares, restaurantes e hotéis da capital mineira. A apresentação oficial ocorreu na noite desta terça-feira, 26, em um coquetel regado a cervejas artesanais e deliciosos petiscos preparados pela equipe do Restaurante Rima dos Sabores.