Tendências Gastronômicas 2019

Tendências Gastronômicas 2019

2019 começou com as tradicionais apostas do que será tendência no mercado gastronômico, relatório divulgado pela agência de consultoria em gastronomia The Door traduzido pela revista Forbes e a lista apresentada pelo aplicativo de entregas de comida UberEats revelam o que está por vir e o que já estava evidente em 2018: a busca por uma alimentação mais justa, saudável e vegana. A preocupação com a alimentação saudável vem entrelaçada a posturas sustentáveis, assim como a acessibilidade e o retorno ao clássico. Para os especialistas e profissionais entrevistados para o desenvolvimento do relatório da The Door, o ano não é de invenções, o momento é de trabalhar as técnicas e dar espaço aos clássicos. Será? Veja a lista que preparamos com o que estará em alta no setor:

Do café ao jantar
Restaurantes com opções de refeições durante todo o dia. Do café da manhã ao jantar, a aposta para 2019 são casas que oferecem mais do que apenas uma refeição. Segundo os especialistas, os comensais buscam estabelecimentos que tenham como opção café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Vinhos bons e baratos
Opções de vinhos mais acessíveis no menu será a cartada certeira. As casas que conseguirem conciliar custo benefício à qualidade sairão brindando frente dos concorrentes neste novo ano.

Desconecte-se das redes. Conecte-se com a comida.
Sem ostentação. Pessoas desconectadas é o que espera os estudiosos. Para eles, a hora da refeição será um momento único de conexão com a comida e não com o Instagram (Será? A minha desculpa é o trabalho).

“Melting Pot”
A mistura de elementos, ingredientes e técnicas tradicionais de diversas cozinhas estarão em alta, assim como o consumo de algas marinhas com propriedades nutritivas e o uso das proteínas das plantas. Pratos adaptados para quem tem alergias alimentares ganharão mais força no mercado.

Festa na mesa
O momento à mesa será o ápice. E ganhará ainda mais força com a experiências personalizadas. Neste ano, apresentações chamadas por aqui de cozinha show, estarão a todo vapor. Os famosos “Restaurants Keeping notes on guests”, ou deixe sua sugestão, também estarão em alta, sendo vistos como uma  forma de vender experiências. Ou seja, os restaurantes devem se manter atentos e registrar as preferências dos clientes para, no futuro oferecer um serviço mais personalizado.

Menus boutique e produções imperfeitas chegará à mesa. Os especialista chamam de produções “feias”, por aqui vou deixar registrado como nosso bom e velho prato rústico.

Comodidade
O serviço de delivery permanece com tudo, assim como os restaurantes conhecidos como “swag”, que são verdadeiras marcas e que trazem, além de boa comida, itens colecionáveis ou de ostentação. Quer um bom exemplo? O Starbucks cai como uma luva.

Na foto hambúrguer de abóbora, como uma fonte alternativa de proteína. A receita leve Trigo para kibe, ingrediente acessível e rico em proteína. A cada 100g você consome 16g de proteína. Foto Ingrediente da Vez

Ingredientes
O momento é do peixe e dos alimentos sem origem animal. O relatório global, gerado pelo aplicativo UberEats mostrou que a alimentação saudável está em alta e que os alimentos que substituem a proteína animal ganharam espaço. O leite vegetal de ervilha e o Seitan, carne vegetal feita de trigo estão no topo do ranking junto das plantas comestíveis, dos fermentados, como o Kombucha e do Milho Chulpe, lanche popular no Peru.

Os dados coletados pelo aplicativo revelam que, o que poderia ser chamado de moda em 2018, se consolidou como uma realidade: a alimentação vegana segue em crescimento  e o ano de 2019 será ainda mais vegano.

A febre da vez? Sorvete Laminado, segundo o UberEats o sorvetinho já existe há algum tempo, mas acredita-se  que 2019 será o ano da sua consolidação. Veja o que foi Tendência em 2018,

Fontes: UberEats | Forbes