Segunda sem Carne | Cervejas Veganas

Segunda sem Carne | Cervejas Veganas

Nem todas as bebidas disponíveis no mercado são veganas. Mesmo que a legislação brasileira diga: “Cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo”. 

O universo cervejeiro não fica apenas nos ingredientes básicos. Algumas cervejarias fazem o uso de Isinglass | uma substância obtida a partir das bexigas secas dos peixes (tipo cola de peixe). É uma forma de colágeno utilizado principalmente para a clarificação do vinho e da cerveja. A Guinness, uma das cervejas mais famosas do mundo, faz o uso.

Resumidamente, todas as bebidas que passam pelo processo de maturação em barris são clarificadas com Isinglass, logo não são veganas. Além do uso deste processo, encontramos bebidas que levam na produção mel como ingrediente ou são grandes patrocinadoras de eventos que não se enquadram dentro da política vegana, como rodeios e festivais de caça.

Então, para quem busca conhecer bem a fundo os produtos consumidos, o site norte americano barnivore cataloga e disponibiliza uma grande lista com algumas bebidas (não só cervejas) e diz se são ou não veganas (tem a opção de busca por Brasil). Como eles fazem isso? As pesquisas são realizadas diretamente via troca de e-mails entre o site e as empresas.

Existe também o site Lokobeer que quando colocado na busca Vegan Friendly ela apresenta as cervejas veganas com o selo e explicação.  

Cervejarias nacionais veganas

Amazon Beer | Belém do Pará

Fundada em 2000, a Amazon Beer é sucesso absoluto e atração turística na Estação das Docas, complexo de lazer que se destaca entre os cartões-postais de Belém do Pará.

Lá, diante dos clientes, produz seis estilos de cervejas em imponentes tonéis de cobre. É considerada por seus admiradores um patrimônio do universo cervejeiro paraense e, agora, derruba fronteiras para conquistar o Brasil e o mundo. Reconhecida pela excelência das cervejas artesanais que produz, investe sem parar em pesquisas para desenvolver rótulos a partir de matérias-primas originais da floresta. Cerveja de Açaí, Bacuri, Cajá e de Chocolate Amazônico está no menu da casa.* Cervejaria Vegetariana, pois utiliza Mel na produção da Cerveja River Lager.

Informações: Amazon Beer 

Backer |Belo Horizonte

Fundada em 1999, aos pés da Serra do Curral, em Belo Horizonte, a Backer é uma empresa familiar que nasceu das mãos dos irmãos Halim e Munir Lebbos. No menu de cervejas a casa conta com 18 rótulos disponíveis para todos os gostos.

Informações: Cervejaria Backer 

Bierland | Blumenau

A cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios e foi inaugurada em Agosto de 2003. Bierland,  traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está localizada. No menu de cervejas a casa também apresenta 13 rótulos.
Informações: Bierland 

Coruja | Rio Grande do Sul


A Coruja foi idealizada pelos amigos arquitetos Rafael Rodrigues e Micael Eckert com a intenção de oferecer um produto de boa qualidade e diferente do que já existia no mercado de cervejas.

A Coruja nasceu em 2004, desde então, a cerveja alçou voos bem altos de sua Toca, no Rio Grande do Sul, para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A cervejaria tem em seu histórico 13 cervejas que são divididas em:  Vivas, Migratórias e Fora de Série.
Informações: Cerveja Coruja

Dado Bier | Rio Grande do Sul

Fundada em 1995, a Dado Bier, é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é foi primeira microcervejaria do Referência em alta gastronomia ela é pioneira na fabricação de cervejas especiais. É a primeira no país a seguir o Reinheitsgebot, o Decreto de Pureza da Baviera, criado em 1516, para disciplinar a produção cervejeira na Alemanha. Ao todo a empresa conta com um menu de 13 cervejas.

Informações: Dado Bier 

Klein | Paraná

A Klein foi fundada por verdadeiros apreciadores de cervejas especiais.Suelen e Henrique Presser após fabricarem suas próprias cervejas em casa para amigos e familiares com produções modestas de 20 litros, passaram a visualizar a oportunidade de investir em um novo negócio: a fabricação de chope e cervejas especiais em escala comercial.

Para isso resolveram aperfeiçoar seus conhecimentos, viajaram muito, pesquisaram o mercado e, em maio de 2009 a Klein inaugura suas instalações com uma capacidade de produção de 20.000 litros mês. Assim como a maioria, a carta de cerveja chega a 13.

Informações: Cervejaria Klein 

Madalena | São Paulo

Fundada em Janeiro de 2012, em Santo André, São Paulo, a Cervejaria Premium Paulista tem como atributo principal, a qualidade de seus produtos, que são elaborados com receitas artesanais, utilizando tecnologia de ponta.

Existe uma enorme diferença entre fabricar cerveja artesanal e, desenvolver procedimentos para garantir que o produto sempre tenha um sabor único. O nome da cerveja Madalena veio em homenagem ao bairro paulista Vila Madalena.

Informação: Cervejaria Madalena