Requeijão fresco

Requeijão fresco


#queijo
 | Acompanhar a finalização do preparo de um requeijão foi um dos presentes mais felizes e gostosos que pude receber nos últimos dias. 
Chegando na casa da @mestralilia ela já soltou um sorrisão e disse: “Estava esperando vocês para finalizar o requeijão 😍”. Fala se eu não morri de amores uma cinco vezes.

Coalhada pronta para o processo do requeijão

Após preparar a coalhada, “azedar o leite”, como diz Lilia, ela vai lavando a massa com leite fresco até parar de sair soro e sair apenas o leite novamente. “É um processo lento, mas tenho o prazer em preparar”, ressalta Lilia que logo da a dica da perfeição do seu requeijão, “Aqui eu lavo a coalhada com leite mesmo, muitos lugares lavam com água, isso leva embora todo sabor da massa”.

Após o processo de lavar o queijo está na hora de “fritar”, uma boa colherada de manteiga ou de nata gorda. Coloca a massa e vai mexendo, mexendo e puxando até dar o ponto. O ponto certo é quando Lilia puxa a massa e ela está elástica, brilhosa como na foto (passe para o lado para acompanhar a evolução dos preparos). O requeijão não é bem um queijo, ele é um lácteo tipicamente brasileiro, que apresenta certa similaridade com os queijos processados, embora seja produzido a partir de massa fresca. Para a mágica acontecer, a Mestra adiciona na coalhada, leite ou creme de leite fresco), manteiga (nata) e sal.

Requeijão tomando forma
Mestra Lilia – Igarapé
Mestra Lilia finalizando o requeijão

Obrigada Mestra Lilia e @360igarape por essa tarde maravilhosa. Lilia não vende requeijão, ela apenas presenteia amigos e vizinhos com o preparo, mas caso vocês queiram vivenciar essa maravilha de perto grita o Rodrigo do receptivo 360° Igarapé. #recomendo 

•Dúvida, aqui em casa requeijão é queijo sempre, e por aí?