#queijos | Vermont

#queijos | Vermont

#queijos | Quanto mais a gente prova, mais a gente se apaixona por esse universo. Compreender cada receita, terroir e paixão, é transformador e a cada mordida a gente se surpreende mais. Ontem tivemos a oportunidade de participar de uma degustação harmonizada de Queijos de mofo branco da linha Vermont da empresa Pomerode Alimentos com geleias também da casa, com cervejas Leopoldina e Albanos.

Ao todo, provamos cinco queijos produzidos no Vale do Itajaí em Santa Catarina e ouvimos a história evolutiva e os processos da cada um. A experiência foi conduzida pelo Juliano Mendes, um dos donos da marca.

Os queijos apresentados são extremamente cremosos, suculentos e aromáticos e com um grande diferencial, o cuidado em oferecer um queijo de mofo branco o mais próximo possível dos francês e suíço (sim, temos um queijo suíço na experiência). Juliano se especializou nos EUA, contou com a consultoria de um francês e desenvolveu queijos de comer rezando, a começar pelo Queijo do Tipo Brie.

O brie é da família dos queijos semi-macios apresenta uma casca extremamente fina. No paladar a beldade apresentou notas amanteigadas e harmonizou delicadamente com a Pilsen Leopoldina. Para deixar a experiência mais interessante foi sugestionado provar com geleia de pimenta.

 

Queijo Camembert amanteigado com notas de alho e cebola, também de casca fina e suave. A harmonização foi feita com a Weissbier da Leopoldina e com geleia de abacaxi com pimenta.

Queijo Tomme Vaudoise, o único Suíço da rodada. Bastante cremoso, suave e de sabor envolvente originário da região do cantão de Vaud e de Genebra. A harmonização foi feita com a Witbier da Leopoldina e com mel cremoso.

Queijo Brebis de Pomerode, produzido com leite de ovelha, ele é extremamente cremoso, traz notas de castanhas ao paladar e foi harmonizado também com a Witbier da Leopoldina e com uma geleia de figo.

O último queijo da noite foi o Saint Marcelin, que é originário da pequena cidade de mesmo nome, do sudeste da França, fazendo fronteira com a Suíça. O queijo tem sabor suave, apresenta leve acidez ao paladar e tem aromas mais marcantes, devido ao seu processo de produção. Tem a casca fina e rugosa, seu interior é deliciosamente untuosa e harmonizou lindamente com a Brut IPA da Cervejaria Albanos, cerveja seca e ao mesmo tempo refrescante.

Onde encontrar?
O queijo ainda é uma novidade na capital mineira e quem está realizando e intermediando a chegada dos queijos e geleias para as bandas de cá é a @tuca_assemblagevinhos Interessados podem entrar em contato através do telefone (31) 99440-2122.