Pastel de Angu

Pastel de Angu

Pastel de Angu ou Boroa para os mais antigos. A receita de hoje veio das mãos de mulheres que foram passando de geração em geração a arte de cozinhar o angu e transformá- lo em um DELICIOSO pastelzinho.

Philó, Maria Conga, Saninha da Prata, Dona Milota e todas quitandeiras e mestras que mantém viva a receita e a tradição, um abraço quentinho.

Pastel de Angu
Massa:
250g de fubá
150ml de água
150ml de leite
1 colher (sopa) de sal
20g de polvilho azedo
20g de queijo ralado
1 ovo
Óleo para fritura

Recheio:
A sua escolha. Pode ser queijo, carne moída com ervas, frango, ou ainda, frango com catupiry.

Modo de preparo:
Em uma panela de fundo grosso misture fubá, sal, leite e água. Leve ao fogo médio misturando até formar uma massa. O ponto é quando ela se solta do fundo da panela.

Massa no ponto, transfira para uma tigela e acrescente o polvilho e o queijo misturando bem.

Quando a massa estiver morna, acrescente o ovo (batido com um garfo). Sove a massa com as mãos, tomando cuidado para não se queimar. A massa deve ser firme e levemente pegajosa.

Montagem:
Unte as mãos com óleo, pegue um pouco da massa e comece a abrir. Pode abrir na mão ou usar um rolo de massa. Corte ou modele o tamanho desejado, acrescente o recheio. Aqui usamos patinho moído refogado com cebola, alho e ervas.

Feche os pastéis apertando bem as pontas da massa e frite por imersão em gordura quente. #dica coloque de 2 a 3 por vez e não mexa até ele dourarem. Depois de dourar mexa para não colarem na panela.

Retire os pastéis da gordura, coloque sobre um papel toalha e sirva a seguir com uma boa pimenta.

O Pastel de Angu foi reconhecido em 2010 como Patrimônio Imaterial do município de Itabirito, 58km da capital mineira.